Page d'information, Redirection vers la ligue à #
ALLER AU CHAMPIONNAT
DISPOSIÇÕES INICIAIS
Art. 1º - A Primeira Liga de Futebol do Agreste Pernambucano tem como finalidade desenvolver o intercâmbio esportivo e proporcionar boas relações entre dirigentes, técnicos , atletas e torcedores .Estabelecendo uma união segura entre desportistas, com objetivo de exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a formação da personalidade, criando uma integração social com o esporte, de maneira que possa tornar-se participativo e fazendo surgir novos valores no panorama desportivo do agreste meridional.
Parágrafo Único - A 1ª Liga de Futebol do Agreste Pernambucano e uma realização da mesma e composta pelos desportistas: Quincas Araújo,Fabio Paes, Edjanio Gomes e André Bernardino.
Art. 2º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a Primeira Liga de Futebol do Agreste Pernambucano e obriga aos que com ele tenham relações a sua total obediência.
Art. 3º - Os participantes são considerados conhecedores do Regulamento Geral e Técnico da Competição.
DO SISTEMA DE DISPUTA
A Primeira Liga de Futebol do Agreste Pernambucano edição Copa dos Campeões 2021 será disputada em 04 (quatro) fases, sendo que na Primeira Fase as 12 (doze) equipes formarão 03 (três) grupos, de onde classificar-se-ão 08 (oito) equipes para a Segunda Fase, sendo elas: as primeiras e segundas colocadas de cada grupo , e as 02 (duas) melhores equipes classificadas entre as terceiras colocadas de cada grupo. Na Segunda Fase ,quartas de finais, as 08 (oito) equipes classificadas enfrentar-se-ão no sistema eliminatório, em jogo único, sem vantagem ,com o mando de campo estabelecido pela organização, os vencedores das quartas de finais, passam à Terceira Fase, a fim de disputar as partidas semifinais,em jogo único,sem vantagem e com mando de campo estabelecido pela organização,os vencedores passam à Quarta Fase a fim de disputar a partida final, sem vantagem , em jogo único, com mando de campo estabelecido pela organização.
As 04 (quatro) fases estão assim compostas:
I - Primeira Fase: 12(doze) clubes distribuídos em 03 (três) grupos A, B e C com 04(quatro) equipes, jogos de ida;
GRUPO A
GRUPO B
GRUPO C
JUVENTUDE DE JUPÍ
JUVENTUDE DE S. JOÃO
PALMEIRAS DA LEÃO 13
ALA DE LAGOA DO OURO
ATLÉTICO DE SANTA RITA
SPORT DE IATÍ
NOVO PALADAR
SANTA CRUZ R. DANTAS
SEL.DE CORRENTES
SEL. DE PARANATAMA
IPIRANGA DE L.DO OURO
ÁGUIA DE PAQUEVIRA
II - Segunda Fase (quarta de final) 08 (oito) clubes, jogo único:
JOGO 01
JOGO 02
Melhor 1º colocado – 1ª FASE
X
Segundo melhor 3º colocado – 1ª FASE
Segundo melhor 1º – 1ª FASE
X
Melhor 3º colocado – 1ª FASE
JOGO 03
JOGO 04
Terceiro melhor 1º – 1ª FASE
X
3º Melhor 2º colocado – 1ª FASE
1º melhor 2º – 1ª FASE
X
2º melhor 2º colocado – 1ª FASE
Obs: O mando de campo será atribuído à organização.
III - Terceira Fase (semifinal): 04(quatro) clubes, jogo único.
JOGO 05
JOGO 05
Vencedor jogo 01
X
Vencedor jogo 04
Vencedor jogo 02
X
Vencedor jogo 03
Obs: O mando de campo será atribuído à organização.
IV – Quarta Fase (Final):
JOGO 07
Vencedor jogo 05
X
Vencedor jogo 06
Obs: O mando de campo será atribuído à organização.
§ 1º – Na Segunda ,Terceira e Quarta Fase ,os confrontos entre os classificados serão disputados em partida única, com o mando de campo definido pela a organização.
§ 2º – Caso haja empate ao fim do período regulamentar de 80 minutos, o vencedor e, consequentemente, classificado para a próxima fase, será conhecido pela disputa de pênaltis, a ser iniciada em até 10 minutos após o término da partida.
§ 3º – O mando de campo será atribuído à organização na quartas de finais, semifinal e final a organização decidira onde será a realização da partida.
ART.4º - A Classificação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se o seguinte critério:
A) – Vitória = 03 (Três) pontos;
B) – Empate = 01 (um) ponto;
C) – Derrota = 00 (zero) ponto;
Art. 5º - Na 1ª fase do Campeonato, em havendo empate no número de pontos ganhos entre duas ou mais Associações será dotado o seguinte critério de desempate:
1. Pontos
2. Vitórias
3. Saldo De Gols
4. Gols Pró
5. Gols Contra
6. Cartões Amarelos
7. Cartões Vermelhos
8. Confronto Direto.
DAS INSCRIÇÕES
Art.6°- A taxa de inscrição para participação na competição, Terá o valor de R$ 1.200,00(Um mil e duzentos reais) por equipe.
Art.7° As equipes poderão inscrever o máximo de 30(TRINTA) atletas, com idade livre.
Art.8º As inscrições serão efetivadas através da Ficha de Atleta, devidamente preenchida, com fotos 3 x 4, recentes e iguais e com a xerox do documento anexada na ficha de inscrição junto do titulo eleitoral.
Art.9º- só poderão participar da competição, por seus clubes, atletas naturais da cidade sede da associação ou tiverem domicilio eleitoral até o dia 16/04/2021, com exceção dos 04(QUATRO) atletas convidados, que poderão ser de qualquer cidade.
Parágrafo Único- menores de idade que tirarem o titulo eleitoral após a data limite estão liberados para serem inscrito na competição.
Art.10º- Serão permitidas as inscrições de atletas que ainda estejam registrados junto às entidades esportivas na categoria profissional que estejam atuando ativamente ou atuou no ano de 2021.
Art.11º- Em nenhuma hipótese será permitida a presença de um atleta na partida ,sem que o mesmo, esteja devidamente inscrito na competição, e seja feita sua identificação, junto ao delegado da organização, através de um documento com foto.
§ 1º - NÃO SERÃO ACEITAS inscrições de atletas no dia do jogo e a inscrição tem que ser feita 72 horas antes da partida.
§ 2º - As inscrições de atletas terá um prazo limite até o término do dia 31 de outubro de2021.Ficando impossibilitadas inscrições de atletas, após esta data estabelecida pela comissão organizadora da competição.
DA DURAÇÃO DOS JOGOS
Art. 12º- A partida terá 80(oitenta) minutos com Dois períodos de 40(quarenta) minutos com 10(dez) minutos de intervalo.
Art. 13º- - Haverá tolerância de 30(trinta) minutos para inicio da partida , em caso de jogo único e para o primeiro jogo de rodada dupla. Caso a equipe não se apresente em campo dentro desse horário, será considerado WO. A outra equipe terá o placar de 01 X 00. (OBS: caso o WO ocorra por motivo que justifique). Será apurado por parte da organização qual foi o motivo real e se for apurado por motivo que não justifique a ausência será eliminado da competição.
Paragrafo primeiro: O Jogo não poderá ser iniciado ,se alguma das equipes participantes estiver com um número inferior a sete 07 (sete) atletas. Iniciando o jogo ,o número de atletas poderá ser completado a qualquer momento do jogo, quando completar os 11(onze) jogadores no campo, ninguém mais poderá entrar para o banco de reservas.
Art.14º- WO toda equipe estará eliminada da competição e no ano subsequente.
Art.15º- Se apenas 01 (uma) das equipes comparecer ao horário regulamentar, para disputar a partida seus integrantes deverão assinar a sumula da partida e apresentar-se ao árbitro, em campo, devidamente uniformizados e portando as respectivas identificações dos atletas.
Art.16º- qualquer associação que desistir ou for considerada excluída do campeonato, os resultados por ela obtidos ate o primeiro WO serão considerados validos e as demais partidas que a mesma ainda iria realizar, valera o resultado de 01x00(um a zero) para o seu adversário salvo das fases concluídas e homologadas pela organização do evento.
DAS SUBSTITUIÇÕES
Art.17º- - Cada associação poderá fazer, no máximo, 05 (cinco) substituições podendo ficar no banco de reservas todos os atletas devidamente uniformizados, e mais, 01 (um) técnico, 01(um) auxiliar técnico, 01 (um) massagista e 01(um) dirigente, de acordo com a Súmula oficial da partida, todos identificados junto ao Delegado da Presidência.
Art.18º - Somente poderão permanecer no banco de suplentes, os atletas que estejam inscritos na súmula e devidamente uniformizados e mais quatro membros da comissão técnica, sendo eles: um técnico, um auxiliar técnico , um massagista e um dirigente.
Art.19º Todos os atletas de uma determinada equipe deverão estar uniformizados para participarem das partidas, sendo: meias apropriadas para futebol com cores predominantes iguais, calções com cores predominantes iguais e camisas com cores predominantes iguais, a exceção uniforme dos goleiros que devem ser cores diferentes.
§ 1º - Cor predominante iguais significa que é necessário ter a maior parte da cor dos demais atletas em um determinado vestuário.
§ 2º - Os números estampados em cor visível deverão ser afixados nas costas das camisas, sendo facultativa a sua reprodução, em dimensões menores e adequadas na frente das camisas e nos calções.
§ 3º - A equipe que utilizar-se de atletas com numeração iguais em uma determinada partida será punido com a perda dos pontos para a equipe adversária.
§ 4º As partidas da competição serão realizadas em campo fechado, e não será permitido o uso de sandálias, alpargatas ou chinelos, pelos membros da comissão técnica, os mesmo devem estar com calçados fechados.
Art. 20º - Havendo coincidência e necessidade de troca de uniformes pelos atletas, sua efetivação será feita pela equipe mandante na tabela de jogos, salvo acordo entre as equipes participantes do jogo.
Art. 21º - Será de responsabilidade da comissão organizadora da competição , as bolas que serão utilizadas nas partidas.
DAS PENALIDADES
Art. 22°- O atleta que por vontade própria colocar a bola do jogo para fora do estádio, a fim de beneficiar a sua equipe, será configurada a prática de anti- jogo, e o mesmo será advertido pelo árbitro,com o cartão amarelo.
Art. 23º- O atleta expulso ficará automaticamente suspenso para o jogo seguinte e passivo de julgamento pela comissão organizadora.
Art. 24º- O atleta que em uma partida for punido com um cartão amarelo e que venha cometer outra infração na mesma partida que deva ser punido com cartão, este cartão deverá ser vermelho e sua penalidade final deverá ser conforme artigo 26º e 27°.
Art.25º- Os cartões amarelos são cumulativos, 03 cartões amarelos em partidas diferentes equivalem a uma suspensão automática.
§ 1º Os cartões amarelos serão zerados na primeira fase para quem levar 02 (dois) cartões o atleta que levar 03 (três) deverá cumprir no primeiro jogo da segunda fase.
Art. 26º O cartão vermelho não anula o amarelo das partidas anteriores.
§ 3º - Quando um atleta recebe um cartão amarelo, e posteriormente, recebe o segundo cartão amarelo, com a exibição consequente do cartão vermelho, tais cartões amarelos não serão considerados para o cômputo dos três que geram o impedimento automático.
§ 4º - Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de campo com a exibição direta de cartão vermelho, aquele cartão amarelo inicial permanecerá em vigor, para o cômputo dos três cartões que importarão em impedimento automático e, se for o terceiro da série, o atleta será penalizado com dois jogos de suspensão automáticos, sendo um pela sequência de três cartões amarelo e outro pelo recebimento do cartão vermelho.
Art. 27º- As punições com CARTÃO VERMELHO no campeonato para atletas ou dirigentes de equipes ou clubes, independentes de qualquer fase, serão aplicadas na seguinte forma:
a) 01 cartão vermelho, 01 (um) jogo automático de suspensão;
b) Os casos de reincidência de cartões vermelhos, serão devidamente julgados pela comissão organizadora da competição.
Art. 28º- Os dirigentes de todas as equipes inscritas no torneio serão responsáveis pela disciplina de sua torcida, zelando pelo bom andamento do campeonato.
Art. 29º-A equipe em que a torcida praticar acontecimentos pôr motivos relacionados à competição contra quaisquer pessoas, promover atos de vandalismo, invasão do campo de jogo, lançar no campo de jogo qualquer tipo objeto, e Caso houver paralisação a qualquer tempo provocada por uma das equipes, o arbitro encerrará a partida relatando na súmula o ocorrido e a equipe que deu causa ao ocorrido perdera os pontos e os atletas serão eliminados da competição por indisciplina e estarão suspensos preventivamente por um ano da competição.
ADIAMENTO DAS PARTIDAS
DO ADIAMENTO DA PARTIDA OU SUSPENÇÃO
Art.30º- No momento da realização da partida, o árbitro é autoridade competente para decidir, por motivos relevantes ou de força maior, a interrupção ou suspensão de uma partida.
Uma partida poderá ser interrompida pelos seguintes motivos:
a) Falta de segurança para sua sequência;
b) Conflitos, distúrbios ou invasão generalizada do campo;
c) Mau estado do campo;
§ 1º As partidas já iniciadas que forem suspensas antes dos 30 minutos do 2° tempo de jogo, pelos motivos já citados, serão NULAS e complementadas em outra data, desde que nenhuma das equipes tenha dado causa ao adiamento ou suspensão. Somente poderão participar da complementação da partida os atletas que no momento da suspensão, estavam efetivamente participando da partida. Os atletas que eventualmente tenham sido substituídos ou expulsos de campo, não poderão participar da complementação da partida.
§ 2º As partidas que forem interrompidas após os 30 minutos do segundo tempo pelos motivos relacionados no artigo 29º do presente Regulamento, serão consideradas encerradas, prevalecendo o placar daquele momento, desde que nenhum dos clubes tenha dado causa ao encerramento.
Art. 31º- Uma partida somente deixará de ser realizada, interrompida ou encerrada sendo, por motivo extraordinário, não provocado pelos clubes ou equipes, e que represente uma situação de comoção incompatível com a realização ou continuidade da partida;
§ 1º - O Árbitro deverá aguardar, por pelo menos 15 (quinze) minutos, à solução dos problemas que deram origem à interrupção da partida e se tal não acontecer determinara o seu encerramento e a Coordenação tomará uma decisão sobre o ocorrido se necessário reunira com a comissão organizadora.
Art. 32º - Uma partida poderá ser adiada pela organização, por motivo de força maior, dando-se imediata ciência aos representantes das equipes participantes dos campeonatos.
Art. 33º - Exceto determinação da organização, uma partida somente poderá ser adiada, interrompida ou encerrada por decisão do Árbitro, devidamente justificada em seu relatório.
Art. 34º - No caso de suspensão ou interrupção definitiva da partida que determine a sua anulação, poderão participar da nova partida os atletas com condições legais de jogo na partida adiada e que não estejam cumprindo penalidade disciplinar.
Obs. o referido artigo será aplicado, seja qual for o tempo de jogo.
Art. 35°- premiações:
Campeão: R$4.000(Quatro mil reais), mais troféu e medalhas;
Vice-campeão: R$ 2.000(Dois mil reais) troféu e medalhas;
01 troféu artilheiro do campeonato;
01 troféu melhor goleiro do campeonato ;
01 troféu melhor técnico do campeonato;
ARBITRAGEM:
Art.36º- A arbitragem dos jogos será de responsabilidade da organização do evento que repassara aos clubes os custos das arbitragens.
Art.37º- A taxa de arbitragem será acertada cabendo aos clubes realizarem o pagamento antes do início das partidas, no valor de R$ 240,00 dividida entres as equipes ,sendo 50% para cada uma, com mando de jogo da organização.
DISPOSIÇÕES FINAIS:
Art. 38º- os casos omissos e duvidosos serão resolvidos pela comissão organizadora.
Art. 39º- As despesas de locomoção de cada associação ocorrerão por conta das equipes participantes.
Art.40º- as equipes que se sentirem prejudicadas em qualquer partida, poderão entrar com protesto, através de oficio anexado as provas até 24horas após a realização da partida e será julgado pela comissão organizadora e se for dado ganho de causa à equipe que protestou os pontos da partida em questão serão computados para a mesma. Para tanto e equipe que se julgar prejudicada, deverá pagar a taxa de R$ 200,00 reais que será devolvida, caso e equipe recorrente esteja com razão.
Art. 41º - Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação de Esportes, e Comissão Disciplinar.
Art. 42º- O controle da contagem do numero gols e de cartões amarelos, cartões vermelhos recebidos pelos atletas é de exclusiva responsabilidade da organização, tendo como fonte os dados anotados em sumula oficial da partida.
Art. 43º- No caso de agressão física ou verbal ao árbitro, assistente, representante, adversário, os Atletas envolvidos, independente da punição que lhe for aplicado pela comissão organizadora, ficam sujeitas individualizada a conduta, as seguintes sanções:
a) Agressão Física: Suspensão do Atleta envolvido pelo prazo de 120 (cento e vinte) a 360 (trezentos e sessenta) dias;
b) b) Agressão verbal a árbitro, dirigente ou adversário: Suspensão de 01 a 03 jogos de acordo com o grau de gravidade e avaliação da comissão organizadora e Relatório da Arbitragem;
c) Em caso de agressões físicas entre atletas e/ou dirigentes das duas equipes, ambas serão julgadas pela comissão organizadora e poderão sofrer as sanções de suspensões e/ou eliminação da competição e/ou exclusão da equipe ou perda do mando de campo de acordo com o relatório da partida.
___________________________
COMISSÃO ORGANIZADORA
CAMPEÃO = 4.000 (QUATRO MIL) + TROFÉUS E MEDALHAS
VICE-CAMPEÃO - 2.000 (DOIS MIL)+ TROFÉUS E MEDALHAS
TROFÉU MELHOR GOLEIRO
TROFÉU ARTILHEIRO
TROFÉU MELHOR TREINADOR
JUVENTUDE JUPI
ALA L.DO OURO
NOVO PALADAR GUS
SEL. PARANATAMA
JUVENTUDE SÃO JOÃO
ATLÉTICO SANTA RITA
ST° CRUZ R. DANTAS
IPIRANGA L. DO OURO
PALMEIRAS LEÃO 13
SPORT IATI
SEL. CORRENTES
AGUIA PAQUEVIRA