COPA RURAL BACABAL 2021

COPA RURAL BACABAL 2021

COPA RURAL BACABAL 2021

Página de información, Redireccionando al campeonato en #

ACCESAR CAMPEONATO
Acerca de

Reglas del Campeonato

COPA RURAL 2021

REGULAMENTO GERAL DA COMPETIÇÃO

1. DOS OBJETIVOS:

Art. 1º- A Copa Rural 2021 tem como objetivo maior a integração social, cultural e desportiva entre os munícipes, representados pelos povoados, divulgando e valorizando ainda mais o futebol amador, como também o cidadão.

2. DA DENOMINAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REALIZAÇÃO:

Art. 2º - A edição da Copa Rural 2021 da Cidade de Bacabal será organizada e realizada pela Prefeitura Municipal de Bacabal através da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (SEDEL) com a parceria das demais Secretarias Municipais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), órgãos Governamentais, Empresas privadas, 15° Batalhão de Polícia Militar, 6° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal.

Art. 3º - A edição da Copa Rural 2021 será promovida pela PREFEITURA MUNICIPAL DE BACABAL, através da SEDEL e será disputada por 37 (Trinta e Sete) equipes dos povoados que o integram na forma deste regulamento.

Parágrafo único: Caso uma partida não altere nenhum resultado classificatório, está partida não será realizada.

Art. 4° - O Regulamento Geral da Competição, aqui denominado RGC, é o conjunto de normas estabelecidas pela Secretaria de Desporto e Lazer do Município de Bacabal - MA, que rege a Competição.

Art. 5° - A este Regulamento submetem-se todas as equipes participantes, seus respectivos dirigentes e pessoas envolvidas em qualquer fase da competição, ficando sujeito a todas as suas disposições e as penalidades que dele possam emanar, inclusive normas especificas baixadas pela COMISSÃO ORGANIZADORA.

Art. 6 - Participarão povoados que fizerem a sua inscrição até a data estabelecida pela SEDEL, o presente regulamento trata dos assuntos da Copa, as definições de natureza geral, e, deverão ser observadas as regras e disposições oficiais da CBF e CBDF.

Art. 7° - A Copa Rural 2021 Terá início em 04 de setembro de 2021 e termino determinado pela SEDEL, sendo todos os seus jogos, locais e horários previamente marcados e divulgados pela SEDEL, e na primeira fase, os jogos poderão ser antecipados.

Art.8º - A Copa será disputada pelos seguintes Povoados:

1 – Brejinho 14 – Pedra do Rumo 27- Areal

2 – Boa Vista da Tábua 15 – Santa Maria 28- Jardim

3 – Centro do Tomé 16 – Santo Antonio 29 – Canarana

4 – Centro dos Corrêa 17 – Bananeira 30 – Seco das Mulatas

5 – Vila Nova 18 – Bom Principio 31 – Copém

6 – São José das Verdades 19 – Piratininga 32 – Aldeia

7 – Alto Alegre 20 – Queimadas 33 – Matc a Diana

8 – São Paulo Apostolo 21 – Bela Vista 34 – Luziana

9 – Catucá 22 – Fala Cantando 35 – Palmeiral

10 – São Benedito 23 – Sincoral 36 – Prainha

11 – Taboca 24 – Vale do Mearim 37 – Mata Fome

12 – S Sebastião dos Pretos 25 – Sobradinho

13 – Alto Fogoso 26 – Centro do Cirilo

3 - FORMA DE DISPUTA

Art. 09 – A disputa da Copa Rural 2021 será dividida em 4 polos conforme relação à baixo, e de cada polo sairão 2 times classificados para o mata mata no Estádio Correão e Merecão;

1 – BREJINHO:

Brejinho, Alto Alegre, Vila Nova, São José, Boa Vista da Tabua, Centro dos Correa, São Paulo Apostolo, Centro Tomé.

2 – BELA VISTA:

Bela Vista, Fala Cantando, Sincorá, Vale do Mearim, Centro do Cirilo, Areal, Canarana, Seco das Mulatas, Sobradinho, Jardim.

3 – PIRATININGA:

Piratininga, Santo Antonio, São Benedito, Santa Maria, São Sebastião dos Pretos, Alto Fogoso, Bom Princípio, Taboca, Bananeira, Catucá, Pedra do Rumo, Queimadas.

4- MATA FOME:

Mata Fome, Mata Diana, Palmeiral, Prainha, Luziana, Aldeia, Copém.

• PRIMEIRA FASE:

Fórmula de disputa do Polo 1 – Brejinho;

O polo do Brejinho é composto por 2 chaves, A, B ambas compostas por 4 equipes as equipes jogarão cruzadas 1ª com a 3ª, e a 2ª com a 4ª, em seguida será a 4ª com a 1ª e a 2ª com a 3ª, seguindo a sequência da chave.

No final as duas mais pontuadas de cada chave farão uma partida única em mata mata, sendo que a vencedora se classificará para a segunda fase.

Fórmula de disputa do Polo 2 – Piratininga;

O polo do Piratininga é composto por 4 chaves, C, D, E e F ambas com 3 equipes jogarão entre si em suas chaves sendo que a mais pontuada da chave C, com a mais pontuada da chave D, farão uma partida em mata mata e a vencedora estará classificada para a segunda fase. O mesmo acontecerá com as chaves E e F, a equipe mais pontuada de ambas as chaves, farão uma partida em mata mata e a vencedora estará também classificada para a segunda fase da Copa Rural 2021.

Fórmula de disputa do Polo 3 – Bela Vista;

O polo da Bela Vista é composto por 3 chaves, G, H e I sendo que a chave G com 4 equipes e a chave H e I ambas com 3 equipes, na chave G as equipes jogarão cruzadas 1ª com a 3ª, e a 2ª com a 4ª, em seguida será a 4ª com a 1ª e a 2ª com a 3ª, seguindo a sequência da chave.

No final as duas mais pontuadas farão uma partida única em mata mata, sendo que a vencedora se classificará para a segunda fase.

Nas chaves de 3 equipes H e I, ambas jogarão entre si em sua chave, as duas mais pontuadas de cada chave farão uma partida mata mata e a vencedora estará classificada para segunda fase.

Fórmula de disputa do Polo 4 – Mata Fome;

O polo do Mata Fome é composto por 2 chaves, J e K, a chave J tem 4 equipes, as equipes jogarão cruzadas 1ª com a 3ª, e a 2ª com a 4ª, em seguida será a 4ª com a 1ª e a 2ª com a 3ª, seguindo a sequência da chave. As 2 mais pontuadas farão uma partida em mata mata e a vencedora estará classificada para a segunda fase.

A chave K é composta por 3 equipes que jogarão ente si, e no final a mais pontuada estará classificada para a segunda fase.

• SEGUNDA FASE:

Na segunda fase que compreende as quartas de finais, as equipes jogarão no sistema mata mata e será feito sorteio para a formação dos confrontos.

• TERCEIRA FASE:

A terceira fase que compreende as semi-finais, as quatro equipes classificadas será também adotado a forma de sorteio para a formação dos confrontos.

• QUARTA FASE:

E a quarta e última fase que compreende a grande final, as 2 equipes vencedoras da semifinal fará a final e as duas perdedoras disputarão 3º e 4º colocas.

4 - DOS ÓRGÃOS QUE CONDUZEM A COPA RURAL:

Art. 10 - Os jogos serão coordenados pelas seguintes comissões:

a) COMISSÃO ORGANIZADORA (CO) que será composta pelo Secretário de Desporto e Lazer, Secretário Adjunto de Desporto e Lazer e colaboradores da SEDEL;

b) COMISSÃO DISCIPLINAR (CD) que será composta pelo Secretário de Desporto e Lazer, Secretário Adjunto de Desporto e Lazer, diretores e coordenadores da SEDEL;

5. CONDIÇÕES DE JOGO DOS ATLETAS:

Art. 11º - Só poderão participar da Copa Rural 2021, os atletas que estiverem inscritos em suas respectivas equipes até o final da 1° fase da Copa Rural 2021, que sejam moradores da zona rural do município de Bacabal, atletas amadores e profissionais.

Art. 12º - Todos os atletas deverão apresentar cópia (xerox) de um comprovante de residência que comprove o seu endereço e contrato de locação do imóvel (caso resida em imóvel alugado), assim como cópia (xerox) de um documento oficial de identificação com foto e carteira de vacinação contra a Covid-19.

Parágrafo único: Entende-se por domicilio; O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo. Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas. Porém o atleta que participou da Copa Interbairro 2021 estará impedido de atuar pela Copa Rural 2021.

Art. 13º - Os povoados que não disputarem a Copa Rural, os atletas dos mesmos estarão aptos a disputarem em qualquer equipe dentro do seu polo seguindo a área geográfica que compreende seu povoado, e mesmo o povoado colocando seu time e havendo sobra de atletas os mesmos poderão também optarem por qualquer time dentro do seu polo.

§ 1º - O atleta que estiver inscrito no povoado não poderá participar por outro, desde que o dirigente da equipe do povoado o libere, sendo que até o termino do prazo final do inscrição do atleta o mesmo não esteja sendo utilizado pelo time, e o mesmo interessar por participar por outro clube dentro do seu polo, o presidente do time no qual o atleta esteja inscrito terá a obrigação de libera-lo.

§ 2º - A desobediência praticada pelo atleta e acatada pelo representante da outra equipe implicará na perca dos pontos e ambos serão totalmente eliminado da competição.

Art. 14°- Para que o atleta tenha condições de participar da Copa Rural 2021, é necessário que o mesmo seja morador do povoado que compreende o seu polo há pelo menos 60 (sessenta) dias até a abertura da competição.

Art. 15°- Se no prazo inferior a sessenta (60) dias o atleta se mudou, automaticamente terá que jogar pelo seu povoado anterior ou ficará impedido de participar desta versão da Copa Rural 2021.

Art. 16° - Se por ventura no decorrer da competição um atleta mudar o seu domicilio, ele continuará inscrito pelo povoado de origem.

Art. 17° - O atleta não poderá participar se estiver cumprindo suspensão ou qualquer outra punição expedida pela SEDEL, ou punição por agressão a árbitros ou assistentes em competições Municipais.

6 - DAS INSCRIÇÕES:

Art. 18 - As inscrições das equipes acontecerão na Secretaria de Desporto e Lazer (SEDEL) localizado no Estádio José Nery Correa (CORREÃO) das 8h às 12h, e das 14h às 17hs de segunda a sexta, e iniciará no dia 23/08/2021.

Art. 19° - As equipes deverão apresentar a ficha de inscrição coletiva (relação nominal) dos atletas e comissão técnica, e também a ficha de inscrição individual de cada atleta com a devida documentação solicitada anexada. A documentação a ser anexar será uma cópia (Xerox) do documento e do comprovante de residência de cada atleta, caso o atleta resida em imóvel alugado, deverá apresentar contrato de locação reconhecido em cartório, uma (01) foto 3x4 recente, deverá também ser apresentada xerox da carteira de vacinação comprovando a vacinação contra a Covid-19.

Art. 20°- Cada equipe terá direito a 25 jogadores inscrito, e mais 03 (três) diretores no banco de reservas.

Art. 21° - A premiação será de:

1) Campeão R$ 9.000,00

2) Vice-Campeão R$ 3.500,00

3) Terceiro Colocado R$ 2.000,00

4) Quarto Colocado R$ 1.000,00

5) Artilheiro R$ 500,00

6) Melhor Goleiro R$ 500,00

Parágrafo único – Fica a cargo da Comissão Organizadora os critérios para a escolha do melhor goleiro da competição.

7 - DAS COMPROVAÇÕES:

Art. 22° - É facultado a CO ou a CD exigir das equipes inscritas na Copa Rural 2021, qualquer tempo, comprovação de qualquer natureza, com a finalidade de salvaguardar a lisura e a transparência da competição.

Art. 23° - Caberá à equipe acusadora o ônus da prova contra possíveis irregularidades.

Art. 24° - Caberá à equipe acusada apresentar provas de defesa comprovando a possível inocência e em caso da não apresentação de provas cabais, ficará caracterizada sua culpa.

Art. 25º - Caberá a CD o julgamento de qualquer irregularidade ou protesto advindo das equipes participantes da competição, não cabendo qualquer apelação, em qualquer instância, por mais especial que se apresente.

8 - DA IDENTIFICAÇÃO:

Art. 26º°- Cada atleta se identificará pessoalmente para o preenchimento da súmula que será feita pelo mesário, antes do início da partida, por intermédio de documento oficial com foto, RG/CNH/ CARTEIRA PROFISSIONAL/ PASSAPORTE.

Art. 27º - Os documentos de identificação permanecerão obrigatoriamente com o mesário até o final da partida.

Art. 28°- A não apresentação do documento de identidade até o término do jogo acarretará em perda dos pontos ganhos na partida.

9 - DAS DISPUTAS:

Art. 29°- Os jogos terão início na hora e dia fixados em tabelas, com tolerância máxima de 15 (quinze) minutos, válida somente para a primeira partida. Passada essa tolerância, a equipe perderá por WO.

Art. 30º- O tempo de jogo será de 70 (setenta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 35 (trinta e cinco) minutos, com 10 (dez) minutos de intervalo.

Art. 31º - Caso terminem empatadas duas ou mais equipes na fase de classificação, será adotado os seguintes critérios de desempates:

a) Maior número de vitórias;

b) Maior saldo de gols;

c) Confronto direto;

d) Maior número de gols marcados;

e) Menor número de gols sofridos;

f) Disciplina: cartões amarelos e vermelhos, com a seguinte pontuação: Cartão amarelo 05 (cinco) pontos negativos; Cartão vermelho 10 (Dez) pontos negativos, Expulsão de treinador, diretor ou qualquer outro integrante do banco de reservas 10 (Dez) pontos negativos;

g) Sorteio.

Art. 32º - Nas fases eliminatórias ocorrendo empate no tempo normal o desempate será através de 05 (cinco) penalidades, seguindo o que a regra determina.

Art. 33º - Todos os atletas deverão usar chuteiras com travas de borracha, sendo vetado usar chuteiras com travas de alumínio ou similar.

Art. 34º - O número máximo de substituições será de 07 (sete) atletas por equipe em cada jogo sendo 3 (três) paradas para cada equipe.

Art. 35º - A arbitragem da COPA RURAL 2021 será feita por árbitros da Associação, e por outros árbitros convidados pela SEDEL;

Art.36º - A arbitragem será paga pela PREFEITURA MUNICIPAL DE BACABAL através da Secretaria de Desporto e Lazer do Município de Bacabal. Ficando assim responsável por acompanhar e fiscalizar todas as escalas, podendo solicitar ao diretor de arbitragem da referida Associação de Árbitros de Bacabal - MA, a substituição de alguns árbitros que por ventura não preencha ou infrinja regras ou condutas próprias e inerentes a sua profissão.

10 - DAS INFRAÇÕES E SUAS PENALIDADES:

Art. 37º - As infrações cometidas serão julgadas pela COMISSÃO DISCIPLINAR (CD) de acordo com as normas deste regulamento e nas leis do futebol.

Art. 38º - Os atletas advertidos com 01 (um) cartão vermelho ou 02 (dois) amarelos ficarão automaticamente suspensos da próxima partida.

Art. 39º - A COMISSÃO DISCIPLINAR tem como finalidade punir o comportamento antidesportivo, as agressões tentadas ou consumadas, físicas ou verbais, as irregularidades praticadas de má-fé, bem como as transgressões aos regulamentos que regem a competição, podendo atribuir penas que variam de 01 (um) jogo a 02 (dois) anos de exclusão das competições oficiais da SEDEL.

Art. 40º - Os princípios que regem estes artigos são:

a) Qualquer ato censurável, ao atentar contra a disciplina ou moral, será punido com pena de advertência escrita, suspensão de futuras competições ou até de eliminação, mesmo aquelas não previstas neste regulamento;

b) Na aplicação de pena, para que se estabeleçam os limites mínimos e máximos, o julgador atentará para a existência de atenuantes e agravantes, no seu concurso, prevalecerão umas sobre as outras ou se compensarão,

c) Será verificada reincidência quando o infrator cometer nova infração disciplinar de qualquer espécie, Todo acusado terá amplo direito à defesa, mas, com a devida documentação

d) comprobatória de sua inocência;

e) Apenas no caso de desinteresse ou descaso, o infrator será julgado à revelia e provavelmente considerado culpado.

f) O comportamento antidesportivo, bem como a agressão tentada ou consumada, física ou verbal, a árbitros e a seus auxiliares, dirigentes, atletas ou pessoas presentes, estarão sujeitos às penalidades previstas neste regulamento, se colocado em sumula.

g) As medidas aqui previstas englobam todos os incidentes durante as partidas, tendo a CD faculdade para admoestar, sancionar, multar e suspender atletas, técnicos, árbitros, dirigentes, torcedores (enquanto participantes das competições) e para tomar qualquer outra medida disciplinar, de acordo com as prescrições deste regulamento, contra toda pessoa ou equipe que as tenha violado ou as regras de jogo.

h) A CD aplicará as medidas disciplinares, constantes deste regulamento, imediatamente após a reunião decisória;

i) A CD poderá ouvir o acusado e as testemunhas (se houver), desde que solicitados.

j) O acusado que não atender a convocação será considerado revel.

k) Qualquer pessoa maior de 21 (vinte e um) anos, que saiba ler e escrever corretamente poderá funcionar como representante de atleta ou equipe em julgamento.

L. A equipe que dar causa ao não andamento da partida ao início ou interrupção ou tumultuar ou agredir vai ser eliminada da competição a equipe e os atletas.

Art. 41º - Todos os atletas, diretores ou qualquer pessoa que estejam cumprindo suspensões das competições organizadas pela SEDEL ficam automaticamente impedidos de participar das competições oficiais enquanto não cumprir todo o tempo de punição.

Art. 42º - Caso uma equipe não compareça a um jogo marcado pela SEDEL, perderá por WO, o escore será 1x0 e será automaticamente eliminada da competição, ficando os atletas e diretores faltosos suspensos por 02 (duas) COPAS RURAIS seguintes.

Art. 43º - Em caso de jogo antecipado será dado conhecimento as equipes envolvidas no prazo mínimo de 48 (quarenta e oito) horas antes do horário do jogo, e será oficializado através de documentos assinados pelos representantes das equipes envolvidas

Art. 44º - O prazo para dar entrada em recurso será de 48 (quarenta e oito) horas corridas do horário de início da partida conforme tabela, tendo que pagar uma taxa de Meio Salário Mínimo, no valor vigente, da moeda corrente, o pagamento feito a SEDEL, caso a acusação tenha veracidade perante (CD) o dinheiro será devolvido.

Art. 45º - Será dado um prazo de 48 (quarenta e oito) horas corridas a contar da comunicação da C.O. Apresentada ao representante da equipe, para que os acusados possam reunir provas de defesa para o julgamento.

Art. 46º - A equipe que entrar com recurso e comprovar no julgamento a irregularidade, ganhará os pontos da equipe adversaria e a mesma será automaticamente eliminada da competição por infligir o regulamento.

11 – ABERTURA DA COMPETIÇÃO

Art. 47º - Para abertura da competição será uma programação especifica no Estádio Correão, onde contará com a presença e discurso das autoridades municipais, hino nacional brasileiro e municipal entoados pela Banda Santa Cecilia, juramento do atleta, e será obrigatória a apresentação de 2 (dois) atletas por equipes totalmente uniformizados.

Parágrafo único: O não comparecimento da equipe representada por 2 (dois) atletas devidamente uniformizados, implicará na perca de 1 (um) ponto para a tábua de classificação.

Art. 48º - Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela COMISSÃO ORGANIZADORA, não havendo nenhuma outra instância por mais especial ou competente que se apresente.

Bacabal – MA, em 26 de agosto de 2021.

_______________________________________

Erivelto Martins de Moura

Secretário Municipal de Desporto e Lazer de Bacabal

Portaria nº 019/2021

Premios
1er puesto

9.000,00

2º puesto

3.500,00

3º puesto

2.000,00

Otros

Quarto Colocado

1.000,00

Artilheiro

500,00

Melhor Goleiro

500,00

BELA VISTA

ALDEIA

ALTO ALEGRE

ALTO FOGOSO

AREAL

LUZIANA

SÃO SEBATIÃO DOS PRETOS

BOA VISTA

CENTRO DO TOMÉ

CENTRO DOS CORRÊA

VILA NOVA

SÃO JOSÉ DAS VERDADES

SÃO PAULO APOSTOLO

CATUCÁ

SÃO BENEDITO

TABOCA

PEDRA DO RUMO

SANTA MARIA

SANTO ANTONIO

BANANEIRA

BOM PRINCIPIO

PIRATININGA

QUEIMADAS

FALA CANTANDO

SINCORÁ

VALE DO MEARIM

SOBRADINHO

CENTRO DO CIRILO

JARDIM

CANARANA

SECO DAS MULATAS

COPÉM

MATA DIANA

PALMEIRAL

PRAINHA

MATA FOME

BREJINHO

COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined
COPA RURAL BACABAL 2021 - undefined