Page d'information, Redirection vers la ligue à #
ALLER AU CHAMPIONNAT
DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Art. 1º - A 7ª COPA AMÉRICA DE SOROCABA, Competição não profissional coordenada pela (LIFAS) Liga de Futebol Amador de Sorocaba, filiada à Federação Paulista de Futebol (FPF), obedecendo ao disposto deste Regulamento, no Regulamento Geral das Competições da FPF (RGC) , RG da SEMES e legislação vigente, tem por finalidade fomentar o esporte Amador da cidade, bem como incentivar o desenvolvimento de jovens atletas em âmbito nacional.
Art. 2º - Caberá ao Departamento de Competições da LIFAS (DCO) elaborar as tabelas e adotar as providências de ordem técnica necessárias à realização da competição.
2.1 - Serão nomeados um Comitê Executivo e um Comitê Disciplinar para toda a Competição, bem como um Diretor da LIFAS, visando a organização da competição e seus aspectos disciplinares.
2.2 - Competirá ao DCO a designação dos mandos de campo da Competição, indicando os locais dos jogos de acordo com critérios técnicos, de segurança e/ou de logística.
SISTEMA DE DISPUTA
PRINCIPAL – Serão 32 equipes divididas em 8 grupos de 4 equipes cada. A Competição será disputada em 5 Fases :
1ª Fase ( Grupos) – Todos contra todos em turno único classificando os 2 melhores de cada grupo para a 2ª Fase;
2ª Fase (Oitavas) os dois classificados de cada Grupo se enfrentarão seguindo o formato de cruzamento abaixo:
OITAVAS DE FINAL Jogo único
1º DO GRUPO A x 2º DO GRUPO D
1º DO GRUPO B x 2º DO GRUPO C
1º DO GRUPO C x 2º DO GRUPO B
1º DO GRUPO D x 2º DO GRUPO A
1º DO GRUPO E x 2º DO GRUPO H
1º DO GRUPO F x 2º DO GRUPO G
1º DO GRUPO G x 2º DO GRUPO F
1º DO GRUPO H x 2º DO GRUPO E
3ª Fase (Quartas) os vencedores de cada jogo seguirão para próxima fase conforme cruzamento abaixo:
QUARTAS DE FINAL JOGO ÚNICO
GANHADOR DO JG 49 x GANHADOR DO JG 50
GANHADOR DO JG 51 x GANHADOR DO JG 52
GANHADOR DO JG 53 x GANHADOR DO JG 54
GANHADOR DO JG 55 x GANHADOR DO JG 56
4ª Fase (Semi-final) os vencedores de cada jogo seguirão para próxima fase conforme cruzamento abaixo:
SEMI-FINAL X JOGO ÚNICO
GANHADOR DO JG 57 x GANHADOR DO JG 58
GANHADOR DO JG 59 x GANHADOR DO JG 60
5ª Fase (FINAL) acontecerá em uma única partida seguindo o cruzamento abaixo:
FINAL JOGO ÚNICO
GANHADOR DO JG 61 x GANHADOR DO JG 62
ESPECIFICO DA COMPETIÇÃO
Art. 3º - O tempo de jogo para a categoria Principal será realizado em 2 tempos de 45x45 sendo 1 intervalo de 15`.
Art. 4º - Com exceção da primeira fase, todas as partidas que terminarem empatadas serão decididas através de penalidades. Para efeitos de classificação será adotada a seguinte forma de pontuação:
a) 03 (três) pontos por vitória;
b) 01 (um) ponto por empate;
Art. 5º - Ocorrendo igualdade de pontos ganhos na primeira fase de Grupos na Competição, entre 02 (dois) ou mais Clubes, aplicam-se sucessivamente, os seguintes critérios técnicos de desempate:
a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Confronto direto (somente no empate entre 02 (dois) Clubes);
e) Menor número de cartões vermelhos;
f) Menor número de cartões amarelos;
g) Sorteio público em local marcado pela LIFAS.
Inscrição e Regularização de Atletas e Comissão Técnica
Art. 6º - Somente poderão participar atletas previamente registrados por seu Clube, junto à entidade organizadora através da apresentação da ficha nominal e que tenha seu registro regularizado junto a LIFAS até a última rodada da 1ª Fase da competição em quaisquer categorias.
Parágrafo único - Os atletas que tiverem seus registros, seu nome em mais de uma equipe, será considerado inscrito na equipe que ele realizar a primeira partida. Nesse caso, as equipes que inscreveram o atleta terão a sua inscrição validada, ou seja, não será permitido a substituição do mesmo.
Art. 7º - Para efeito de inscrição dos atletas os clubes deverão seguir suas respectivas categorias seguindo a tabela abaixo:
Principal - a partir do ano de 2005 sem limite de idade;
Veterano – a partir do ano de 1986 sem limite de idade;
Quarentão – a partir do ano de 1981 sem limite de idade;
8º - Cada Clube relacionará através do sistema de uma ficha de inscrição encaminhada pela Organização até o dia 10 de Julho de 2021, no máximo 25 (vinte e cinco) atletas e 3 (Comissão Técnica, Técnico, Auxiliar Técnico e Massagista).
§ 1º - Na reunião do Congresso Técnico realizada no dia 05 e 8 de Junho, ficou definida que as equipes deverão apresentar junto a relação nominal da sua equipe o “Termo de Responsabilidade do Atleta, caso seja menor, deverá ser assinado pelos pais ou o responsável”, que deverá entregá-la através do e-mail oficial ou nos dia da sua primeira partida ao Diretor da LIFAS, bem como apresentar pessoalmente os jogadores, portando o seu documento original para conferência.
§ 2º - Não haverá substituição de atletas inscritos, em nenhuma hipótese a não ser em caso médico com a apresentação de laudo emitido pelo médico responsável.
Art. 9º - Os Clubes poderão utilizar, em cada partida, até 25 (vinte e cinco).
Art. 10º - Poderão ficar no banco de reservas, durante a partida, até 3 (três) membros da comissão técnica, sendo 1 (um) treinador, 1 (um) auxiliar, 1 (um) massagista, 1 (um) massagista .
Art. 11º - Cada Clube poderá substituir 11 atletas no decorrer da partida, desde que, seja autorizado pelo Arbitro não sendo considerado o intervalo da partida na contagem destes atos.
Art. 12º - Será obrigatória a apresentação, antes de cada partida, do cartão do atleta expedido pela LIFAS, RG original ou CNH.
Parágrafo Único - O não cumprimento do disposto no caput deste artigo implicará a falta de condição de jogo dos atletas, ficando o Clube sujeito às penas previstas nas normas vigentes.
DISPOSIÇÕES GERAIS UNIFORMES E BOLAS DE JOGO
Art. 13º - Quando houver coincidência de uniformes, ou seja, camisa, calção e/ou meias e, não ocorrendo acordo entre os Clubes, será de responsabilidade do Clube que está a esquerda da tabela a troca do uniforme.
§ 1º A numeração nas camisas dos atletas não é obrigatória ser fixa durante a competição.
§ 2º- Os números não serão repetidos e deverão ser estampados em cor e tamanho visíveis, afixados no verso das camisas, sendo facultativa a reprodução, em dimensões menores e adequadas, na frente das camisas e/ou dos respectivos calções.
Art. 14º - Toda equipe deverá apresentar 2 bolas EURO, patrocinador oficial da competição em condições de jogo 10 minutos antes de cada partida para a equipe de arbitragem. Em caso da não apresentação a mesma será punida com o valor de R$ 100,00 por bola não apresentada.
Art. 15º -Poderão participar da competição atletas amadores e federados desde que apresente condições de jogo e apresentando os documentos solicitados pelo RGE.
Art. 16º - Será também obrigatório o cadastramento dos demais integrantes da Comissão Técnica do Clube na relação nominal.
Parágrafo Único - É obrigatória a apresentação do original dos documentos solicitados no caput deste artigo. A falta dos documentos originais implicará a exclusão do atleta sem possibilidade de substituição.
Art. 17º - Os atletas deverão estar devidamente uniformizados e identificados em todas as dependências e/ou atividades em que participarem durante a permanência da sua equipe no local de jogo.
Art. 18º - Os Clubes deverão, obrigatoriamente, comunicar a LIFAS, com antecedência de 7 (sete) dias, em caso de não poder comparecer no dia do seu jogo e solicitar junto ao DCO via e-mail ou oficio a troca da data. Neste caso, será verificado junto a equipe adversária um novo local e data.
Art. 19º - A Sede deverá dispor de um local apropriado com mesa e cadeira para o Delegado e mesário da partida.
§ 1º - Caberá ao Diretor da LIFAS, coordenar o protocolo das atividades pré-jogo, e orientação seguindo os protocolos dos órgãos de saúde.
§ 2º - Não será admitida a entrada de pessoas não autorizadas pela LIFAS no entorno do campo de jogo.
§ 3º - Não será admitida a entrada de qualquer profissional de imprensa no campo de jogo (dentro das “quatro linhas”), exceto com autorização prévia para cumprir protocolos da LIFAS.
DIA DE JOGO- GESTÃO DO EVENTO
Art. 20º - As datas, horários e locais das partidas serão determinados pelo DCO, o qual poderá, a seu exclusivo critério, promover alterações que se façam necessárias, como por exemplo, para atender as necessidades dos espaços do mandante por determinação da Polícia Militar, e/ou por motivos de segurança ou saúde pública. Sendo os jogos serão remarcados durante a semana a noite com aviso prévio da organização.
Art.21º - O Clube deverá apresentar-se em campo até 10 (dez) minutos antes do início de cada partida e até 02 (dois) minutos antes do horário marcado para o reinício.
§ 1º em caso do não comparecimento para o primeiro jogo de cada Rodada, a equipe de arbitragem deverá esperar no máximo 20`(minutos). Em caso de encerramento do tempo de tolerância encerrar, a equipe de arbitragem deverá dar o apito final considerando encerrado a partida e a equipe que estiver presente será a vitoriosa (WxO) e computado o placar de 3x0 ao seu favor.
Único – Atletas e Comissão técnica deverão cumprir os protocolos de saúde impostas pela Secretária da Saúde seguindo os protocolos de Higienização e uso de máscaras.
PROPRIEDADES DE MARKETING
Art. 23º - A autorização para exploração comercial do nome, marca, símbolos, publicidade estática e/ou eletrônica e demais propriedades inerentes à Competição é de competência exclusiva da LIFAS, única titular de tais direitos.
Art. 24º - As placas de publicidade estática e/ou eletrônica, tapetes e qualquer outra modalidade de merchandising nos campos somente podem ser colocados pela LIFAS, cabendo às Sedes a responsabilidade pelo cumprimento desta obrigação. Salvo, desde que seja comunicado a Organização da Competição.
Art. 25º - Os Clubes cedem com exclusividade à LIFAS em todo o território brasileiro e internacional, em caráter gratuito e irrevogável, os direitos de captação, fixação, exibição, transmissão e ré exibição de sons e imagens em televisão aberta, fechada, pay-per-view, via internet e via telefônica de todos os jogos da Competição. A LIFAS poderá ceder, no todo ou em parte a terceiros, no Brasil e no exterior, os direitos cedidos pelos Clubes.
Art. 26º - Os Clubes classificados para a fase final da Competição em caso de solicitação deverão obrigatoriamente ser representados pelo seu treinador e ao menos 1 (um) atleta na coletiva de imprensa a ser realizada no dia ou anteriormente à partida final, em local e horário a serem oportunamente designados.
SANÇÕES DESPORTIVAS
Art. 27º - As infrações disciplinares serão julgadas pelo Comitê Disciplinar, independentemente das sanções de competência da Justiça Desportiva.
§ 1º - O atleta ou o membro da comissão técnica advertido com cada série de 3 (Três) cartões amarelos ficará automaticamente impedido de estar relacionado para a partida subsequente desta mesma Competição.
§ 2º - Os cartões amarelos aplicados subordinam-se aos seguintes critérios:
a) Quando um atleta ou um membro da comissão técnica for advertido com 1 (um) cartão amarelo e, posteriormente, for expulso com a exibição direta de cartão vermelho na mesma partida, aquele cartão amarelo inicial permanecerá em vigor para o cômputo da série de 3 (Três) cartões amarelos que implicará em impedimento automático;
b) Quando o cartão amarelo precedente à exibição direta do cartão vermelho for o terceiro da série, o atleta ou o membro da comissão técnica será sancionado com 2 (dois) impedimentos automáticos, sendo o primeiro pelo recebimento do cartão vermelho e o segundo pela sequência de 3 (três) cartões amarelos;
c) Quando um atleta ou um membro da comissão técnica recebe 1 (um) cartão amarelo e, posteriormente, recebe 1 (um) segundo cartão amarelo, com a exibição consequente do cartão vermelho, tais cartões amarelos não serão considerados para o cômputo da série de 3 (três) cartões amarelos que geram o impedimento automático.
§ 3º - Não será considerada como partida subsequente ao terceiro cartão amarelo a complementação de partida suspensa. O atleta ou o membro da comissão técnica advertido nos termos do caput deste artigo ficará impedido de participar da partida integral subsequente que seu Clube disputar.
§ 4º - Se a partida subsequente ao recebimento do terceiro cartão amarelo for adiada, o cumprimento ocorrerá na partida imediatamente posterior.
§ 5º - Se a partida subsequente ao recebimento do segundo cartão amarelo for decidida por W.O., a penalidade será considerada cumprida.
§ 6º - O atleta ou o membro da comissão técnica que receber o cartão vermelho será excluído da partida e ficará suspenso da partida seguinte (automática).
§ 7º - Na 2ª Fase todos os cartões amarelos serão excluído, salvo, os atletas que tiverem 3 cartões amarelo e deverão cumprir a suspensão automática.
Art. 28º - Nenhuma Atos de indisciplina de jogadores, torcida, comissão técnica e diretoria serão penalizados com os códigos da Justiça Desportiva.
PARTICIPAÇÃO E DESISTÊNCIA
Art. 29º - O Clube que desistir de disputar a competição após a confirmação de sua participação, abandonar ou for punido com a pena de eliminação ou exclusão da mesma, poderá ser punido com a proibição de disputar até as 03 (três) próximas edições, além de multa administrativa no valor de R$1.000,00 (hum mil reais).
§ 1º - Quando um Clube abandonar, for excluído ou eliminado da disputa da Competição pela JD após o seu início, as partidas por este disputadas serão consideradas válidas e as ainda não disputadas serão decididas por W.O. em favor dos adversários, sem prejuízo das penalidades impostas pela JD, quando for o caso, e também das sanções administrativas a serem impostas pela LIFAS.
§ 2º - Ocorrendo abandono, exclusão ou eliminação a partir da segunda fase, incluindo esta, o Clube será desclassificado da Competição e substituído pelo Clube adversário, sem prejuízo das penalidades da DCO, quando for o caso, e também das sanções administrativas a serem impostas pela LIFAS.
Art. 30º - Caso seja comprovado, tanto durante quanto após a realização da Competição, que algum atleta inscrito tenha participado com documentação adulterada e/ou informação falsa, o Clube do atleta infrator será eliminado da Competição em curso e poderá ser excluído de até 03 (Três) próximas edições da competição, sem prejuízo das penalidades impostas pela DCO e sanções administrativas impostas pela LIFAS.
Art. 31º - O Clube que provocar distúrbios e/ou agressões durante a partida, e após julgado pela DCO, será eliminado da Competição em curso e poderá ser excluído de até 03 (três) próximas edições.
Art. 32º - Os árbitros deverão obrigatoriamente fazer o upload das súmulas em até 3 (três) horas após o término das partidas e entregar os respectivos relatórios até às 12:00 horas do primeiro dia útil ao seu término, sob pena de não mais participarem na Competição, independentemente das demais sanções aplicáveis pela LIFAS.
Art. 33º - Os casos não previstos neste REC serão interpretados pelo DCO, observando-se os termos do RGC, prevalecendo este REC sobre o RGC na existência de conflito.
Sorocaba 30 de junho de 2021.
Paulo Ribeiro Anderson Remelli
Diretor de Competições Presidente
1 Troféu personalizado da Competição
1 Jogo de Uniforme da Imperador Uniformes
5 Bolas Euro
+ 3 mil reias em dinheiro
1 Troféu personalizado da Competição
5 Bolas Euro
+ 1.5 mil reias em dinheiro
Artilheiro da Categoria
Goleiro Menos Vazado
Cedega
Ponte Preta
Bar Sem Lona
Aliança Votorantim
Unidos Promorar
Comunidade Esportiva
Nova Esperança
Cipak/Boca Madella
Beira Rio
C.A.P
Magnólia
Enquadros
Bayern Votorantim
Estrela de Ouro
Barão
C.A.V.A
Atlético Tatuí
Milan
Jardim Paulista
União Mineirão
Irmandade
Vila Haro
Unidos do Éden
União Ipiranga
Jardim Astro
Casa Verde/U. V. Asturias
União Nova Sorocaba
Xavon
São Guilherme
manchester Paulista
Unidos Zona Leste
Nova Era