Campeonato Amarantino de Futebol

Campeonato Amarantino de Futebol

2019

Campeonato Amarantino de Futebol

Information page, Redirecting to the league at #

GO TO CHAMPIONSHIP
About

Caros boleiros amarantinos, mais uma vez contamos com a ajuda de todos para a consolidação do resgate do futebol amarantino. As participações dos atletas, dirigentes, organizadores, árbitros e torcedores são indispensáveis para que num futuro próximo colhamos os frutos do nosso futebol promissor.

A coordenação.

Tournament Rules

REGULAMENTO DO CAMPEONATO AMARANTINO DE FUTEBOL - EDIÇÃO 2019

CAPÍTULO I

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º - A edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol será promovido, organizado e dirigido pela Secretaria de Esportes, órgão da Prefeitura Municipal de Amarante, em parceria com a LAIF – Liga Amarantina Independente de Futebol, entidade filiada à FFP – Federação de Futebol do Piauí, conforme o disposto nesse regulamento e na legislação vigente.

Art. 2º - Participarão do referido evento as equipes que tiverem suas inscrições aceitas, dividas em grupos zonais, relacionadas conforme discriminado abaixo e que se submetem aos termos do presente regulamento.

GRUPO A GRUPO B GRUPO C

Chapecoense Seleção Sub-17 Quarentões

Grêmio Juventus União Nacional

Audax Panelinha Favela Esquerda

Veredinha

TABELA DA PRIMEIRA FASE

Jg. GRUPO A – PRIMEIRA RODADA

01 12/10 16:00h Arena Canindé Grêmio 4 X 1 Veredinha

03 13/10 16:00h Abmael Resende Audax Panelinha 0 X 3 Chapecoense

GRUPO A – SEGUNDA RODADA

05 19/10 16:00h Arena Canindé Audax Panelinha 1 X 2 Grêmio

07 20/10 16:00h Ninho da Águia Veredinha 0 X 4 Chapecoense

GRUPO A – TERCEIRA RODADA

09 27/10 08:15h Abmael Resende Audax Panelinha X Veredinha

11 27/10 16:00h Ninho da Águia Grêmio X Chapecoense

Jg. GRUPO B – PRIMEIRA RODADA

02 12/10 16:00h Abmael Resende Seleção Sub-17 0 X 1 Juventus

GRUPO B – SEGUNDA RODADA

06 19/10 16:00h Abmael Resende Favela 4 X 0 Seleção Sub-17

GRUPO B – TERCEIRA RODADA

10 26/10 16:00h Abmael Resende Juventus X Favela

Jg. GRUPO C – PRIMEIRA RODADA

04 13/10 16:00h Abmael Resende Esquerda 3 X 1 Quarentões

GRUPO C – SEGUNDA RODADA

08 20/10 16:00h Abmael Resende União Nacional 4 X 0 Quarentões

GRUPO C – TERCEIRA RODADA

12 27/10 16:00h Abmael Resende Esquerda X União Nacional

Art. 3º - A edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol será realizada nas datas, locais e horários determinados pela Comissão Organizadora do Evento, órgão da LAIF – Liga Amarantina Independente de Futebol e da Secretaria de Esportes de Amarante, sendo que as equipes participantes se obrigarão a disputar o certame até o seu final, em conformidade com a tabela elaborada pela Comissão acima citada.

Art. 4º - A edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol tem dois tipos de objetivos: os Gerais e os Específicos.

II - OBJETIVOS GERAIS

Promover através do Futebol uma integração maior entre atletas, desportistas e pessoas ligadas ao Futebol das zonas urbana e rural de Amarante, despertando o sentimento pela prática esportiva sadia, construtiva e solidaria.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular o gosto pelo Futebol contribuindo para uma prática desportiva educativa bem como despertar um sentimento de cultura corporal de movimento nas comunidades.

CAPÍTILO II

I - DAS INSCRIÇÕES DO EVENTO

Art. 5º - Só poderão participar da edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol as equipes convidadas e que estejam devidamente regularizadas junto a LAIF – Liga Amarantina Independente de Futebol e na Secretaria de Esportes de Amarante.

Art. 6º - Para a edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol, as inscrições serão realizadas de modo que os atletas só poderão jogar em apenas uma equipe do seu próprio zonal.

Art. 7º - As inscrições serão feitas até às 23:59H do dia 09 de Outubro de 2019, mediante a entrega da ficha de inscrição por meio digital(WhatsApp - Grupo Cartolas 2019, ou E-mail - secrespamarante@gmail.com), que deverão estar digitadas e assinadas, com caneta azul, pelos dirigentes e atletas participantes, além de conter uma cópia ou fotografia da carteira de identidade e do título de eleitor de cada atleta inscrito(essas cópias ou fotos deverão ser nítidas). A equipe só terá a sua ficha de inscrição aceita se completa com todas as informações.

Parágrafo único – No ato da entrega da inscrição à Comissão Organizadora, o representante deverá pagar a importância de R$ 100,00( cem reais).

Art. 8º - O atleta menor de 16 anos completos só poderá se inscrever mediante apresentação do Termo de Autorização e Responsabilidade assinado pelo seu responsável legal, acompanhada da cópia do documento de identidade do responsável, para fins de comprovação da representação.

Art. 9º - O atleta que for inscrito em mais de uma equipe, poderá escolher em qual equipe quer participar, com a assinatura na ficha de inscrição e na súmula do jogo(a mesma relação que os dirigentes entregaram no ato da inscrição), e que será assinada por eles antes e durante a partida, até o final do intervalo. Após esse prazo, o atleta não mais poderá participar jogo. Nesse caso o time que for preterido pelo atleta poderá inscrever outro para substituí-lo.

Art. 10 - A inscrição dos para a edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol obedecerá aos seguintes critérios:

I - Atletas que tenham domicílio eleitoral em Amarante – PI, independente do seu local de nascimento.

II – Atletas que sejam naturais de Amarante, independente do seu domicilio eleitoral.

Parágrafo único: Serão aceitas inscrições de 03(três) atletas que não possuam domicílio eleitoral em Amarante – PI.

Artt. 11 – Na edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol cada equipe deverá inscrever, no mínimo, 15(quinze) e no máximo, 25(vinte e cinco) atletas.

Parágrafo único – Ao final da primeira fase, cada equipe classificada poderá se reforçar com 02(dois) atletas dentre aqueles que tiveram suas equipes desclassificadas e somente dentro do seu zonal, desde que não ultrapasse o numero de 25(vinte e cinco), limite da ficha de inscrição.

Art. 12 - Os atletas inscritos na edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol não poderão ser substituídos por outros atletas, a não ser por motivo de saúde grave, comprovado por relatório médico que indique sua real impossibilidade na prática do futebol e/ou outras atividades esportivas que exijam grande esforço físico, e somente até o último dia antes de se iniciar a fase eliminatória.

CAPÍTULO III

I - DA FORMA DE DISPUTA

Art. 13 - A edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol será regida pelas regras oficiais da FIFA, em tudo que não contrarie esse regulamento em suas peculiaridades.

Art. 14 - A edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol será disputado na primeira fase, a de classificação, sob o sistema de grupos zonais, nas sedes previamente definidas pela Comissão Organizadora, e a partir da segunda fase, as eliminatórias, as equipes se enfrentarão em partida única no Estádio Abimael Resende até que seja conhecido o Campeão Amarantino de 2019.

Art. 15 - A partir da segunda fase, os jogos que terminarem empatados, serão decididos por cobranças de pênaltis.

Art. 16 - As cobranças de pênaltis iniciarão com 5(cinco) atletas de cada equipe e persistindo o empate as cobranças seguirão alternadas até que se conheça o vencedor.

II - DA CONTAGEM DOS PONTOS

Art. 17 – Na edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol será observado o sistema de pontos ganhos de acordo com os seguintes critérios:

I – 03(três) pontos ganhos por vitoria;

II – 01(um) ponto ganho por empate;

III – 00(zero) ponto ganho por derrota;

Parágrafo único – Quando por decisão da Justiça Desportiva, forem atribuídos ponto ganhos a qualquer equipe que os tenha perdido em uma partida, o resultado de campo será abandonado para efeito de cálculo nos seguintes critérios: maior saldo de gols, maior numero de vitorias, confronto direto, numero de gols marcados e qualquer outro critério de desempate, bem como os gols para a artilharia, concedendo-se para todos os efeitos, somente contagem de pontos. O disposto nesse parágrafo único será valido para todas as fases da edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol.

III - CRITERIOS DE DESEMPATE

Art. 18 – Os critérios de desempate da primeira fase, a de classificação, para indicar as duas equipes classificadas de cada grupo zonal para a fase seguinte são:

I - Maior numero de pontos ganhos;

II - Maior numero de vitórias;

III - Maior saldo de gols

IV - Maior numero de gols marcados;

V - Confronto direto:

VI - Menor número de cartões amarelos;

VII - Menor numero de cartões vermelhos;

VII - Sorteio.

CAPÍTULO IV

I – DAS SUBSTITUIÇÕES

Art. 19 – Serão permitidas até 06(seis) substituições por partida para cada equipe, em no máximo, três paralisações para tal fim.

Parágrafo primeiro – Para cada paralisação, obrigatoriamente, o árbitro principal deverá acrescentar ao final de cada tempo de jogo, 30 segundos a título de recuperação de tempo perdido.

II – DO TEMPO DE JOGO

Art. 20 – O tempo de jogo será de 80(oitenta) minutos, sendo dois tempos de 40(quarenta) minutos, intercalados por um intervalo de 10(dez) minutos. A critério do árbitro da partida poderá haver 01(um) tempo técnico para reidratação dos atletas no primeiro tempo de jogo, quando a partida for realizada no período da tarde e 01(um) no segundo tempo quando a partida for realizada no período da manhã.

Art. 21 - O horário de inicio dos jogos será às 08:15h, quando realizado no período da manhã e às 16:00h, quando realizado no período da tarde, podendo haver uma tolerância de 15(quinze) minutos, sendo que este horário será pelo relógio do árbitro, que deverá estar ajustado com o relógio do mesário da partida.

Parágrafo único – No caso de problemas com o transporte no decorrer da viagem para o campo de futebol previsto na tabela, o responsável pela equipe deverá fazer o possível para chegar ao respectivo campo de jogo para comunicar ao mesário e à arbitragem da partida, e neste caso, sendo aceita pela Comissão Organizadora a justificativa será marcada nova data para a realização da partida, sendo que neste caso a equipe faltosa será responsabilizada pelo pagamento da arbitragem na nova partida, mais 50,00 (cinquenta reais) à equipe adversária a título de indenização pelas despesa realizadas.

CAPITULO V

DA PREMIAÇÃO DO EVENTO

Art. 22 – A premiação da edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol será a seguinte:

I – Troféu, medalhas e R$ 5.000,00(cinco mil reais) para o Campeão;

II – Troféu, medalhas e R$ 3.500,00(três mil e quinhentos reais) para o Vice-campeão;

III – Troféu, medalhas e R$1.500,00(hum mil e quinhentos reais) para o Terceiro colocado;

IV – Troféu e R$ 250,00(duzentos e cinquenta reais) para o melhor goleiro;

V – Troféu e R$ 250,00(duzentos e cinquenta reais) para o artilheiro;

VI – Troféu e R$ 250,00(duzentos e cinquenta reais) para o melhor jogador;

VII – Troféu e R$ 250,00(duzentos e cinquenta reais) para o jogador revelação;

CAPITULO VI

I - DOS ÁRBITROS

Art. 23 – As partidas serão dirigidas por 03(três) árbitros, com custeio de cada equipe no valor de R$ 35,00(trinta e cinco reais), tendo ainda um mesário indicado pela Comissão Organizadora, que somente autorizará o inicio da partida quando pagas as taxas de arbitragem por ambas as equipes.

Art. 24 – A equipe que não efetuar o pagamento da taxa de arbitragem será punida com a perda dos pontos na edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol.

Art. 25 – Os árbitros escalados pertencerão à Associação de Árbitros de Amarante, escolhidos pela Comissão de Arbitragem da LAIF - Liga Amarantina Independente de Futebol, não podendo nenhuma equipe solicitar à Comissão de Arbitragem a escalação de determinados árbitros para os seus jogos, porém, poderão vetar para os seus jogos até 01 (um) árbitro.

CAPITULO VII

I - DAS INFRAÇÕES E SUAS PENALIDADES

Art. 26 – Se uma equipe deixar de competir(não comparecendo ou numero insuficiente de atletas para iniciar uma partida) ou abandonar o campo de jogo sem autorização do árbitro, será eliminada da competição e suspensa da edição 2020 do Campeonato Amarantino de Futebol.

Art. 27 – A equipe que usar durante o evento jogadores irregulares será punida com a perda dos pontos e eliminação do atleta da edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol.

Art. 28 – A equipe que tiver conduta irregular na competição, causando prejuízo ao bom andamento do evento, será eliminada da edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol.

Art. 29 – O atleta ou dirigente citado na súmula(estando atuando ou não) por tentativa de agressão física, por agressão física aos árbitros, mesário, auxiliares, ou pessoas da organização, ou a quem estiver participando da competição, será eliminada do evento e suspenso da edição 2020 do Campeonato Amarantino de Futebol, e no caso de ofensa moral, será eliminado da Edição 2019.

Art. 30 – O atleta ou dirigente que se manifestar de forma desrespeitosa ou ofensiva, contra ato ou decisão do Órgão Disciplinar, será eliminado da edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol.

Art. 31 – O atleta ou dirigente, citado em súmula, por gestos obscenos para a torcida ou para qualquer pessoa presente em uma partida, será punido com suspensão de 02(dois) jogos.

Art. 32 – Sujeitar-se-á ao cumprimento de suspensão automática de 01(uma) partida, independente de posterior julgamento pelo órgão disciplinar, o atleta que durante a competição receber:

I – 02(dois) cartões amarelos;

II – 01(um) cartão vermelho;

Art. 33 – O comprimento da suspensão automática é de responsabilidade exclusiva de cada equipe, independentemente de comunicação oficial por parte da Comissão Disciplinar.

Parágrafo único–Atleta suspenso na edição 2018 e que ainda não cumpriu a suspensão automática, só poderá atuar após o cumprimento da sua respectiva punição.

Art. 34 – Os cartões amarelos serão zerados nas semi-finais, cabendo suspensão automática daqueles que receberem 02(dois) cartões até a última partida anterior às semifinais.

Art. 35 – Quando em uma partida, um atleta for advertido com 01(um) cartão amarelo e posteriormente for expulso pela exibição direta do cartão vermelho, aquele cartão amarelo exibido permanecerá em vigor para o cômputo dos cartões. Quando o cartão amarelo a que se refere à primeira parte desse artigo for o segundo da série, o atleta será penalizado com 02(dois) impedimentos automáticos, sendo um pela sequência dos 02(dois) cartões amarelos, e outro pelo recebimento direto do cartão vermelho.

Art. 36 – A Comissão Disciplinar será composta 03(três) membros, assim distribuídos:

I – Presidente – será o Diretor de Arbitragem da LAIF;

II – Vice-presidente – será oTesoureiro da LAIF;

III – Vogal – um representante da Secretaria de Esportes;

CAPITULO VII

I - DO ADIAMENTO, DA ANTECIPAÇÃO E DA SUSPENSÃO DA PARTIDA

Art. 37 – Qualquer partida, em virtude do mal tempo, ou por motivo de força maior, poderá ser adiada pela Comissão Organizadora, desde que o faça até 01(uma ) hora antes do seu inicio e dando, a saber, aos representantes das equipes interessadas.

Art.38 – O Árbitro é a autoridade competente para decidir em campo, por motivo relevante ou de força maior o adiamento, interrupção ou suspensão de uma partida.

Art.39 - Uma partida só poderá ser interrompida pelo árbitro quando ocorrer os seguintes motivos:

I – Falta de segurança;

II – Conflito ou distúrbios graves em campo ou estádio;

III – Mau estado do campo que torne a partida impraticável ou perigosa;

IV – Por motivo de força maior, ou seja, morte de parentes de 1° ou 2° graus de qualquer atleta, dirigente ou árbitro;

V – Invasão de torcida que torne impraticável a realização da partida.

Parágrafo único – Os casos previstos nos itens 1 e 2 do artigo anterior, a partida só será suspensa se, pelo menos em 15(quinze minutos)não cessarem os motivos que impediam sua continuação.

Art.40 – Quando a partida for interrompida por qualquer motivo, observar-se-á:

I – Se uma equipe houver dado causa à interrupção, assim reconhecida pela Comissão Disciplinar, na ocasião era ganhadora ou empatava, será declarada perdedora pelo escore de 1x0, e se for perdedora seu adversário será considerado vencedor pela contagem do momento da suspensão;

Art.41 – As partidas suspensas pelo árbitro antes de esgotado o tempo regulamentar, por qualquer dos motivos, voltarão a ser jogadas somente o tempo restante, se nenhuma das duas equipes houver dado causa à suspensão e se a suspensão ocorrer até 75% do tempo de jogo, ou seja ,até 60 minutos jogados, cabendo a Comissão Organizadora designar dia, hora e local da nova partida.

Art.42 – Nos casos de adiamento, interrupção ou suspensão de partidas, deverá o árbitro no seu relatório, narrar às ocorrências com todas as suas circunstancias, indicando o responsável, quando necessário ou possível.

Art.43 – Só poderá participar da nova partida, os atletas que tinham condições de jogo na data da partida suspensa e que não estejam cumprindo pena ou suspensão automática na data da nova partida.

CAPÍTULO IX

I - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art.44 – No local destinado ao banco de reservas, só poderão permanecer além dos reservas, pessoas inscritas pela Comissão Técnica, em no máximo 4(quatro) pessoas.

Art.45 – A Comissão Técnica deverá permanecer no banco de reservas, ou seja, dentro dos limites da área técnica a ela destinada.

Art.46 – Quando houver igualdade de uniforme, ou pelo menos algo parecido entre eles, que possa dificultar o trabalho do árbitro, será levado em consideração o mando de campo, ou seja, quem aparece em segundo na tabela troca de uniforme. Os uniformes das equipes deverão ser completos(camisa, calção e meiões) além de estar calçado com chuteiras de Futebol de Campo ou Society. Sem quaisquer das peças o atleta não poderá participar da partida.

Art.47 – Fica assegurado a qualquer equipe participante o direito a recurso sobre quaisquer acontecimentos no prazo fatal de 01 (um) dia útil(até às 23:59h) após o fato gerador do recurso, que poderá ser apresentado via WatsApp ou E-mail disponibilizados aos participantes.

Art. 48 – Os julgamentos serão regidos pelo código de ética e de normas aplicados à prática do Futebol e em especial por esse regulamento.

Art. 49 – Os casos omissos a este regulamento serão decididos em primeira instância pela Comissão Organizadora junto às equipes envolvidas, e em segunda instância pela Comissão Disciplinar.

Art. 50 – O presente Regulamento, aprovado pelo Congresso Técnico das equipes participantes, realizado em 10 de Setembro de 2019, às 19:00h, na Câmara Municipal de Amarante, vigorará para a edição 2019 do Campeonato Amarantino de Futebol.

Amarante – PI, 10 de Setembro de 2019.

____________________________ __________________________

Diego Teixeira Péricles Plácido da Costa

Prefeito de Amarante - PI Secretária de Esportes

____________________________ __________________________

Francisco Morais dos Santos Rogério Macedo

Pres. Da LAIF Coordenador

ASSINATURA DOS REPRESENTANTES DE EQUIPES DA EDIÇÃO 2019 DO CAMPEONATO AMARANTINO DE FUTEBOL.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

_____________________________,__________________________

____________________________ __________________________

Raimundo Nonato Silva Marcone Plácido

Vice-presidente Secretário

____________________________ __________________________

Noel Leite João Neto

Diretor Técnico Diretor de Árbitros

____________________________

Rogério Macedo

Tesoureiro

Awards
1st place

R$ 5.000,00 + troféu

2nd place

R$ 3.500,00 + troféu

3rd place

R$ 1.500,00 + troféu

Others

R$ 250,00 + troféu para o melhor goleiro, melhor jogador, artilheiro e jogador revelação.

Chapecoense

Grêmio

Audax Panelinha

Veredinha

Seleção Sub-17

Juventus

Favela

Quarentões

União Nacional

Esquerda

Campeonato Amarantino de Futebol - undefined
Campeonato Amarantino de Futebol - undefined
Campeonato Amarantino de Futebol - Chapecoense, Prefeito Diego Teixeira, Secretário de Esportes Péricles Costa, Secretário de Cultura Ronaldo Brandão e Bobô.
Campeonato Amarantino de Futebol - União Nacional, Campeão 2019
Campeonato Amarantino de Futebol - Chapecoense, vice-campeã
Campeonato Amarantino de Futebol - Secretário de Cultura Ronaldo Brandão entregando o troféu ao atleta José Carlos, da Chapecoense, vice-campeã
Campeonato Amarantino de Futebol - Prefeito Diego Teixeira e o Grêmio Desportivo Amarantino, 3° colocado
Campeonato Amarantino de Futebol -
Campeonato Amarantino de Futebol -
Campeonato Amarantino de Futebol -
Campeonato Amarantino de Futebol - União Nacional Futebol Clube, Campeão Amarantino de Futebol 2019
Campeonato Amarantino de Futebol -
Campeonato Amarantino de Futebol -
Campeonato Amarantino de Futebol -
Campeonato Amarantino de Futebol -
Campeonato Amarantino de Futebol -
Campeonato Amarantino de Futebol -
Campeonato Amarantino de Futebol -
Campeonato Amarantino de Futebol -