Pagina di informazioni, reindirizzando al campionato a #
VAI AL CAMPIONATO
PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO - 2019
REGULAMENTO GERAL
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 01 – A COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO - 2019, como parte dos Jogos Oficiais do Município de TURVO, são organizados pelo DEPARTAMENTO DE ESPORTES, através da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, do Município de Turvo, regulamentar-se-ão genericamente, pela legislação vigente aplicável e, especificamente, pelas disposições contidas neste REGULAMENTO e atos administrativos expedidos pela autoridade pública, no exercício de suas atribuições.
Parágrafo Primeiro: A normatização complementar e subsequente, bem como os atos de comunicação aos participantes da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO - 2019, formalizar-se-ão através de documentos oficiais expedidos pela autoridade administrativa, comissões ou órgãos competentes.
Parágrafo Segundo: A competição será para MUNÍCIPES DE TURVO, portadores do TÍTULO DE ELEITOR DO MUNICÍPIO DE TURVO, e que comprovem ter votado na última eleição (2018).
Parágrafo Terceiro: Poderá participar, também, atletas CONVIDADOS de outros municípios, conforme dispositivo posterior, específico para atletas convidados.
ART. 02 - As pessoas físicas e jurídicas que participarem da COPA TURVO DE COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, serão consideradas conhecedoras da legislação esportiva aplicável e das disposições contidas neste Regulamento e, igualmente, dos atos administrativos complementares.
DOS OBJETIVOS
ART. 03 - São objetivos da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO - 2019:
I- Promover o desporto, através de jogos que envolvam a modalidade esportiva de FUTSAL (masculino e feminino), dando oportunidade de participação aos munícipes, despertando o gosto pela prática do esporte com fins educativos e formativos;
II- Congregar os munícipes das várias localidades, propiciando o estímulo recíproco, intercâmbio social, a vivência e reflexo sobre os aspectos positivos do esporte, contribuindo para situar o município como centro cultural, desportivo e formativo da comunidade;
III- Propiciar a oportunidade para o surgimento de novos talentos esportivos;
DA ADMINSTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA
ART. 04 - A COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, será administrada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, que através do corpo Departamento de Esportes, discutem os rumos a serem tomados nesta competição, objetivando o melhor desenvolvimento do desporto.
ART. 05 - A COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO - 2019, será organizada, dirigida e supervisionada pelo Departamento de Esportes, através da Comissão Central Organizadora.
DOS ORGÃOS JUDICANTES
Art. 06- A Justiça e a disciplina desportiva serão exercidas durante a COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, pela Comissão de Ética, que tem caráter disciplinar, obedecendo às disposições contidas no Código de Organização Justiça e Disciplina Desportiva da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo (SEET).
Parágrafo Primeiro: A organização, o funcionamento e o processo desportivo, bem como a previsão das infrações disciplinares e de suas respectivas sanções, regulam-se pelo Código de Organização Justiça e Disciplina Desportiva (SEET).
Parágrafo Segundo: Havendo qualquer irregularidade por parte dos atletas, dirigentes, equipes, arbitragem e comissões organizadoras envolvidas na competição, serão aplicadas as normas previstas no Código de Organização Justiça e Disciplina Desportiva (SEET).
CAPÍTULO III - DO CONGRESSO
ART. 07 - Durante a realização da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, as EQUIPES participantes reunir-se-ão em Congresso, sob a direção do Departamento de Esportes, a fim de deliberar acerca das questões definidas neste Regulamento.
Parágrafo Primeiro: Estará credenciado para representar a EQUIPE, qualquer atleta, para que, obrigatoriamente, o represente durante as várias sessões do Congresso. Deverá estar indicado na ficha de inscrição um RESPONSÁVEL como chefe da delegação da EQUIPE.
Parágrafo Segundo: Para fins de Sessão Técnica, o não comparecimento de um representante credenciado acarretará no cancelamento automático da EQUIPE na COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019.
Parágrafo Quarto: Para fins de Sessão Especial, o não comparecimento do representante da EQUIPE, implicará na impossibilidade de requerer impugnação de qualquer das decisões adotadas.
Parágrafo Quinto: O CONGRESSO TÉCNICO será realizado dia 24/04/2018. Ás 19h00 .local Centro de Qualificação
DA SESSÃO TÉCNICA
ART. 08 - A Sessão Técnica é dirigida pelo Departamento de Esportes, destinada a definir padrões de condução da competição, realizar sorteios e composição dos grupos da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, (acertar detalhes e procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados durante a competição, a fim de adequar os jogos às suas reais finalidades e às peculiaridades da comunidade local. E, ajudar a dirimir dúvidas).
Parágrafo Primeiro: A realização das Sessões Técnicas ficará a critério da Comissão Central Organizadora e Departamento de Esportes, da Prefeitura Municipal de Turvo.
DAS INSCRIÇÕES
ART. 09 - As inscrições das EQUIPES, na COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, far-se-á através de solicitação do responsável, mediante Mapa Ofício, encaminhado ao Departamento de Esportes, devendo ser entregue até o dia da SESSÃO TÉCNICA.
Parágrafo Primeiro: Qualquer informação inverídica ou preenchimento irregular poderá ser considerado fraude, e seus responsáveis responderão pelos atos praticados.
Parágrafo Segundo: Será cobrada uma TAXA DE INSCRIÇÃO, no valor de R$ 150,00 (DUZENTOS E CINQUENTA REAIS), a ser pago, EM GUIA DA PREFEITURA MUNICIPAL, a ser retirada no Departamento de TRIBUTAÇÃO, e deverá ser apresentada a referida GUIA, QUITADA, no ato da inscrição (CONGRESSO TÉCNICO), para disputa no MASCULINO. NÃO SERÁ COBRADO TAXA DE INSCRIÇÃO, para disputa no FEMININO.
Parágrafo Terceiro: Cada EQUIPE poderá INSCREVER, no máximo, 13 (TREZE) atletas. Sendo, obrigatoriamente, 12 (doze) atletas conforme ART. 1º, Parágrafo Segundo, e mais 01 (um), atleta convidado, caso não usando esta vaga para o atleta de fora, poderá usá-la para atleta local até em quanto forem permitidas as inscrições, totalizando 13 (treze).
Parágrafo Quarto: Caso uma equipe NÃO inscreva o número máximo de atletas, 13 (doze), poderá completar a relação de atletas, até o seu último jogo da primeira fase (FASE DE GRUPOS). NÃO será permitido trocar nomes de atletas relacionados na ficha de inscrição. Ou, caso NÃO tenha inscrito ainda, o atleta convidado, poderá fazê-lo até o seu último jogo da primeira fase (FASE DE GRUPOS).
Parágrafo Quinto: Um atleta poderá participar SOMENTE por uma equipe. Caso, o mesmo atleta, esteja inscrito em duas ou mais equipes, este fará sua opção, sendo que pela EQUIPE, a qual vier jogar primeiro, está será sua EQUIPE definitiva, até o final da competição. SOMENTE neste caso, SERÁ PERMITIDO SUBSTITUIR, o atleta que tenha sido inscrito em duas ou mais equipes, podendo a EQUIPE, substitui-lo até o último jogo da primeira fase (FASE DE GRUPOS).
Parágrafo Sexto: A COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, será disputada nos naipes MASCULINO E FEMININO ADULTO.
ART. 10 - Em nenhuma das Fases da competição será permitida a permanência de pessoas não inscritas, acompanhando qualquer EQUIPE.
DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
ART. 11 – Poderão participara da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, todas as equipes, do Município de Turvo, que assim desejarem.
Parágrafo Primeiro: Poderão participar da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, ,todos os munícipes pertencentes aos Sistemas Municipal ou Estadual de Educação bem como aqueles que forem portadores do TÍTULO DE ELEITOR do Município de Turvo, e tenham votado nas últimas eleições (2018).E ou que tenha feito seu titulo, transferido recentemente ou no mesmo no ano de 2019 tendo assim seu titulo legal do Município de Turvo.
Parágrafo Segundo: Poderá participar da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, 01 (um) atleta CONVIDADO, de outro município, sem necessidade de ser portador de TÍTULO DE ELEITOR do Município de Turvo, POR EQUIPE. Ou seja, cada equipe participante da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, poderá fazer USO de 01 (um) ATLETA CONVIDADO, nestes termos.
ART. 12 – A idade mínima para participar da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, será para nascidos até o ano de 31 de maio 2001 no masculino e 31 de maio 2003 no feminino.
DA IDENTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES
ART. 13 - Os atletas inscritos na COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, deverão ter indicados nas Relações Nominais de Atletas, nome completo, data de nascimento e o número do documento a ser utilizado para identificá-los durante a competição. O documento deverá gozar de fé pública em todo território nacional, possuir fotografia capaz de retratar as atuais condições físicas do seu portador, devendo ser apresentado na sua forma ORIGINAL em todas as Fases da competição, ou quando for solicitado (CARTEIRA DE MOTORISTA, RG, CARTEIRA DE TRABALHO, PASSAPORTE, CARTEIRA DE REGISTRO DE ORDEM DE CLASSE) .
Parágrafo Único: Os atletas participantes da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, DEVERÃO OBRIGATORIAMENTE, apresentar seu documento, conforme ART. 13, sempre ANTES do início de cada partida. Ficando impossibilitado de participar do jogo, caso não apresente o seu documento previsto no ART. 13.
DA PREMIAÇÃO
ART. 16 - Haverá premiação com medalhas aos integrantes das equipes campeã, vice-campeã e 3ª lugar, e troféus as EQUIPES campeã, vice-campeã e 3º lugar.
Paragrafo Primeiro – O valor arrecadado com as inscrições será revertido em premiação, da seguinte forma:
CAMPEÃO: 50% do valor arrecadado;
VICE-CAMPEÃO: 30 % do valor arrecadado;
3º e 4º LUGARES: 10% do valor arrecadado, para cada equipe.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
ART. 17 - Toda e qualquer comunicação da CCO serão divulgadas através de Boletim, Nota Oficial, Edital ou outro documento oficial, disponibilizados na CCO / Departamento de Esportes.
ART. 18 - Havendo qualquer irregularidade por parte do atleta, EQUIPES, árbitros, membros e/ou comissões envolvidas na competição, será aplicado o estabelecido pelo Código de Organização, Justiça e Disciplina Desportiva.
ART. 19 - Estará automaticamente suspenso da partida subsequente, o atleta ou participante de cada EQUIPE que:
I. For expulso (cartão vermelho), ou receber 02 cartões amarelos, consecutivos ou não;
II. Os cartões NÃO são acumulativos, e independentes de cor aplicada. Se um mesmo atleta receber seu segundo cartão amarelo, em uma partida e em seguida receber o cartão vermelho, este cumprirá uma partida subsequente pelos 2 cartões amarelos, e mais uma partida subsequente pelo cartão vermelho.
Parágrafo Primeiro: Para fins do disposto neste artigo entende-se por partida subsequente a ocorrente na mesma competição/evento.
Parágrafo Segundo: A contagem de cartões, para fins de aplicação da suspensão automática, é feita separadamente e por tipologia de cartões. O cartão vermelho não anulará cartão amarelo já recebido, na mesma ou em outra partida da competição, ainda que decorrente da aplicação do segundo amarelo.
Parágrafo Terceiro: Se o mesmo atleta, em determinado momento da competição, acumular simultaneamente 02 (dois) cartões amarelos mais 01 (um) vermelho, cumprirá, automaticamente, a suspensão por 02 (duas) partidas.
Parágrafo Terceiro: Será RESPONSABILIDADE de cada EQUIPE, o controle de cartões.
Parágrafo Quarto: O atleta que for punido com cartão amarelo ou vermelho, deverá recolher taxa de cartões, junto a Tributação, no valor a seguir:
I.Cartão amarelo: R$ 10,00
II.Cartão vermelho: R$ 30,00
III.O pagamento da guia, deverá ocorrer até `as 17h00, do último dia útil, que antecede o próximo jogo do atleta infrator; ficando impedido de participar de qualquer atividade esportiva, promovida pela Prefeitura Municipal de Turvo, o atleta infrator, que não fizer o pagamento da guia em questão.
ART. 20 - Será considerado perdedor por W x O, desclassificado da competição e tendo todos os seus resultados e jogos cancelados a EQUIPE que:
I. Desistir, não comparecer ou comparecer fora do prazo regulamentar;
II. Apresentar-se para a disputa de jogo sem a documentação exigida no ART. 13 ;
Parágrafo Primeiro: Além das consequências previstas no “caput” deste artigo, o faltoso, causando prejuízo técnico à competição, ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Organização, Justiça e Disciplina Desportiva. Devendo recolher uma TAXA DE WxO NO VALOR DE R$ 500,00 (QUINHENTOS REAIS).
Parágrafo Segundo: Ficará SUSPENSO de qualquer atividade esportiva, a EQUIPE E TODOS OS ATLETAS DA MESMA, registrados na ficha de inscrição, ATÉ O PAGAMENTO DA TAXA DE WxO, que deverá ser retirada GUIA de pagamento, no Departamento de Tributação da Prefeitura Municipal de Turvo.
Parágrafo Terceiro: Quando a desclassificação ocorrer após o início de qualquer fase subsequente, não será permitido a qualquer equipe requerer sua ascensão. Entenda-se por Fase Subsequente o início do primeiro jogo da rodada.
ART. 21 - No controle de cartões (amarelos e vermelhos), serão aplicados os seguintes procedimentos:
I. Será de inteira responsabilidade das EQUIPES participantes o controle dos cartões recebidos por seus atletas, técnicos e dirigentes nas respectivas partidas.
ART. 22 - Haverá uma tolerância de até quinze (15) minutos para o início do primeiro jogo de cada período, não havendo tal para os demais.
ART. 23 - Proíbe-se que, atletas e participantes de cada EQUIPE, árbitros e demais pessoas diretamente envolvidas com as competições, façam uso de bebidas alcoólicas, cigarros ou qualquer substância tóxica, em locais de competição.
Parágrafo Primeiro: Com base em Recomendação do Ministério Público do Estado do Paraná, proíbe- se a venda e uso de bebidas alcoólicas nos locais de competição.
Parágrafo Segundo: O faltoso ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Organização, Justiça e Disciplina Desportiva.
Parágrafo Terceiro: Entendem-se como locais de competição: quadras, campos, pistas e outros, onde são realizadas as disputas.
ART. 24 - É proibido o uso de instrumentos de percussão e sopro nos locais de competição, pois os mesmos prejudicam o desenvolvimento das competições, bem como o desempenho da arbitragem e dos atletas.
ART. 25 - Qualquer PARTIDA, que venha a ser suspensa ou transferida por motivo de força maior será realizada conforme determinar a Comissão Central Organizadora e Departamento de Esportes, obedecendo às regras oficiais da modalidade esportiva.
Parágrafo Único: Neste caso, a critério do Departamento de Esportes e em caso de condição excepcional, uma ou mais equipes poderão realizar até dois jogos num mesmo dia.
ART. 26 A condição de saúde dos atletas e dirigentes participantes, bem como a responsabilidade sobre a participação dos atletas, de acordo com a legislação vigente no país ficará sob a responsabilidade dos RESPONSÁVEIS pelas EQUIPES, pelo qual estiverem participando, desde o momento da formação das equipes, durante as competições e durante o deslocamento interno no local de competição.
ART. 27 - Todos os participantes devidamente representados/assistidos por quem de direito, na efetivação de suas participações autorizam em caráter gratuito, irrevogável e irretratável, a PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVO, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e seus parceiros constituídos no presente regulamento, a captar e ficar as suas imagens e vozes durante a realização dos jogos, em qualquer suporte existentes ficando estas entidades desta forma, plenamente capacitadas a utilizarem as imagens e vozes a seus exclusivos critérios a qualquer tempo, no Município de Turvo, Estado do Paraná, no Brasil e em outros países.
DAS NORMAS GERAIS
DA PARTICIPAÇÃO
ART. 28 - Todos os PARTICIPANTES (atletas, responsáveis, dirigentes, árbitros), visando atingir os objetivos da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019 (educação, responsabilidade, cooperação, integração, participação e inclusão social), deverão orientar, acompanhar e zelar para que em todos os locais e em todas as atividades, os ATLETAS estejam aprimorando a sua educação integral.
Parágrafo Único: DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE, durante cada partida, estar em QUADRA de jogo, PARA INÍCIO DE UMA PARTIDA, o mínimo de 5 (CINCO), atletas. E, até o final de uma partida um mínimo de 3 (TRÊS) atletas.
ART. 29 - A participação na COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, é por adesão. Todas as EQUIPES deverão analisar sua possibilidade real de engajamento na competição, sua disponibilidade de tempo e a responsabilidade de permanecer junto com os atletas, nas quadras e onde se fizerem necessário.
ART. 30 – A CCO e Departamento de Esportes reservam-se no direto de:
I. Propor a sustação da participação na COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, de pessoas cujas atitudes forem contrárias ao espírito desportivo, dentro e fora do ambiente de jogo (quadras, arquibancadas e outros), bem como estarão sujeitas as penalidades previstas no Código de Organização, Justiça e Disciplina Desportiva.
DA COMISSÃO DE ÉTICA E RECURSOS
ART. 31 - A Comissão de Ética terá como atribuições analisar e emitir decisões, bem como aplicar as penalidades previstas no Código de Organização, Justiça e Disciplina Desportiva (SEET), sobre situações que contrariarem os princípios norteadores e/ou o Regulamento da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019.
I. Os princípios norteadores são: Educação, Responsabilidade, Cooperação, Integração, Participação e Inclusão Social.
ART. 32 - A Comissão de Ética terá caráter legal, a partir da data de sua instalação, até o término da apreciação de todas as ocorrências da competição e se reunirá em local a ser definido pela CCO.
Parágrafo Único: As sessões serão públicas e deverão contar com a presença de todos os envolvidos no ocorrido, após convocação e citação dos mesmos.
ART. 33- Os relatos de ocorrências que contrariarem os princípios e/ou o Regulamento deverão ser encaminhados às Comissões de Ética, através da Comissão Central Organizadora, até as 13h00, do primeiro dia útil subsequente a infração.
ART. 34 - As decisões emitidas pelas Comissões de Ética definir-se-á por votação entre seus membros. Estas serão encaminhadas à Comissão Central Organizadora que, por sua vez, poderá adotar o(s) seguinte(s) procedimento(s):
I. Divulgar a decisão da Comissão de Ética, entre as delegações participantes da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, através de documento oficial.
II. Reunir-se com o(s) envolvido(s) no intuito de promover orientações visando a não repetição do fato;
III. Outros a serem definidos em comum acordo com a respectiva Comissão de Ética.
ART. 35 - Todos os casos apresentados à Comissão de Ética deverão ser decididos até as 17h, do último dia útil, que antecede o jogo de uma EQUIPE envolvida.
DOS CRITÉRIOS PARA DESEMPATE
ART. 36 - O sistema de desempate adotado nas fases que forem disputadas pelo sistema de rodízio será o seguinte:
1. Confronto direto ( utilizado somente no caso entre 02 equipes);
1.2 Saldos de gols nos jogos, entre as equipes empatadas;
1.3 Ataque mais positivo nos jogos, entre as equipes empatadas;
1.4 Defesa menos vazada nos jogos, entre as equipes empatadas;
1.5 Saldos de gols em todos os jogos do grupo na fase;
1.6 Ataque mais positivo em todos os jogos do grupo na fase;
1.7 Defesa menos vazada em todos os jogos do grupo na fase;
1.8 Sorteio.
Obs. Quando o empate for entre 03 (três) ou mais equipes e no desempate continuarem 02 (duas) equipes ainda empatadas e houver a necessidade de classificar mais 01 (uma) equipe, deverá reiniciar pelo item 1.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
ART. 37 – O tempo de jogo para a COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, será de 40 (quarenta) minutos, dividido em 2 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos cada, com um intervalo entre o primeiro e segundo tempo, de 10 (dez) minutos.
ART. 38 – Cada EQUIPE, poderá fazer quantas SUBSTITUIÇÕES forem necessárias, durante a partida, por atletas que estejam registrados na súmula de jogo.
ART.39 – As EQUIPES deverão, obrigatoriamente, fazer uso mínimo de: CAMISAS / CAMISETAS iguais e numeradas. O uso de caneleira é opcional ao atleta.
ART. 40 – Caso uma EQUIPE, faça uso de um atleta irregular, conforme regulamento da COPA TURVO FUTSAL / ABERTÃO – 2019, o resultado (placar) do jogo será mantido, PORÉM, a EQUIPE infratora perderá os pontos do jogo, para a EQUIPE adversária. Ficando a EQUIPE infratora sujeita a punições previstas no Código de Organização, Justiça e Disciplina Desportiva.
Art. 41 -Será obrigatório o comparecimento de Todas as equipes para abertura da Copa Turvo Abertão De Futsal que acontecerá no dia 31 de Maio 2019 as 19h no ginásio Frida Rickli Naivert, cada equipe contando no mínimo com 3 atletas representantes.
DOS CRITÉRIOS TÉCNICOS
ART. 42 - O sistema de Critério Técnico adotado nas fases que forem disputadas pelo sistema de rodízio será o seguinte:
1. Serão utilizados os seguintes Critérios Técnicos para classificar os melhores 2º, 3º lugares de todos os grupos da Fase Classificatória (Regular) para a próxima Fase:
1.1. Os grupos com maior número de equipes terão eliminados todos os pontos e resultados obtidos nos jogos com o último lugar de cada grupo, deixando todos os grupos com mesmo número de equipes, para posteriormente;
1.2. Serão classificados os 2º lugares que tenham maior número de pontos ganhos.
1.3. Caso haja mais de uma equipe empatada na condição descrita no item 1.2, passar-se-á aos critérios específicos descritos a seguir, somente para os empatados:-
a. Média de gols average (nº de gols/sets/pontos recebidos divididos pelo nº de gols/sets/pontos feitos, divididos pelo nº de jogos efetuados na fase. Classifica-se o menor coeficiente); será desconsiderado os jogos da(s) equipe(s) eliminada para igualar os grupos.
b. Média de gols/sets/pontos pró (nº de gols/sets/pontos feitos divididos pelo nº de jogos efetuados na fase. Classifica-se o maior coeficiente);
c. Média de gols/sets/pontos contra (nº de gols/sets/pontos recebidos divididos pelo nº de jogos efetuados na fase. Classifica-se o menor coeficiente);
d. Sorteio.
ART. 43 - Os casos omissos deste Regulamento serão solucionados pela Comissão Central Organizadora e Departamento de Esportes, buscando-se soluções que se harmonizem com o sistema legal adotado pelo presente Regulamento.
DO SISTEMA DE DISPUTA
1ª Fase (única): Sistema de rodízio em um turno. A classificação final será efetuada pela pontuação das equipes ao final do turno.
1ª Fase: Os concorrentes serão divididos em 02 grupos (A, B) disputados pelo sistema de rodízio em um turno. O sorteio será feito em 02 partes: 1º sorteio dos números de 1 a 6 e 2º sorteio números 7 e 8, ficando os grupos assim constituídos:
GRUPOS
A B
1 2
3 4
5 6
7 8
Classificam-se, para a 2ª Fase, o 1º e o 2º lugar de cada grupo.
2ª e 3ª Fases: Será disputada pelo sistema de cruzamento olímpico, conforme segue:
FASES EQUIPE 1 EQUIPE 2 OBSERVAÇÃO
2ª Fase 1º Grupo A x 2º Grupo B Jogo 01
1º Grupo B x 2º Grupo A Jogo 02
3ª Fase Perdedor Jogo 01 x Perdedor Jogo 02 Decisão 3º e 4º lugar
Vencedor Jogo 01 x Vencedor Jogo 02 Decisão 1º e 2º lugar
A Classificação Final será feita da seguinte maneira:
• 1º a 4º lugares - disputa de jogo;
• 5º e 6º lugares - 3ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 4º lugares;
• 7º e 8º lugares - 4ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 4º
lugares;
NÚCLEOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO/PREFEITURAS MUNICIPAIS/ESCRITORIOS REGIONAIS
1ª Fase: Os concorrentes serão divididos em 03 grupos (A, B, C) disputados pelo sistema de rodízio em um turno. O sorteio para composição dos grupos será feito em 02 partes: 1ª - números 01 a 09, 2ª - números 10 a 12 (se necessário), ficando os mesmos assim constituídos:
GRUPOS
A B C
1 2 3
4 5 6
7 8 9
10 11 12
Classificam-se, para a 2ª Fase, o 1º lugar de cada grupo e 01 (um) 2º lugar por critério técnico.
• 2ª e 3ª Fases: Os (quatro) classificados serão distribuídos por sorteio, conforme segue, sendo que o 2º lugar classificado por Critério Técnico não poderá enfrentar o 1º lugar do seu grupo na Fase Classificatória:
FASES EQUIPE 1 EQUIPE 2 OBSERVAÇÃO
2ª Fase 1º Grupo (sorteio) x 2º Grupo CT Jogo 01
1º Grupo (sorteio) x 1º Grupo (sorteio) Jogo 02
3ª Fase Perdedor Jogo 01 x Perdedor Jogo 02 Decisão 3º e 4º lugar
Vencedor Jogo 01 x Vencedor Jogo 02 Decisão 1º e 2º lugar
A Classificação Final será feita da seguinte maneira:
• 1º a 4º lugares - disputa de jogo;
• 5º e 6º lugares - 2ºs lugares na 1ª Fase, não classificados para a 2ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 4º lugares;
• 7º a 9º lugares - 3ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 6º lugares;
• 10º a 11º lugares - 4ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 6º lugares.
1ª Fase: Os concorrentes serão divididos em 04 grupos (A, B, C, D) disputados pelo sistema de rodízio
em um turno. O sorteio para composição dos grupos será feito em 02 partes: 1ª - números 01 a 12, 2ª - números 13 a 16 (se necessário), ficando os mesmos assim constituídos:
GRUPOS
A B C D
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10 11 12
13 14 15 16
Classificam-se, para a 2ª fase, o 1º e o 2º lugar de cada grupo.
2ª, 3ª e 4ª Fases: Serão disputadas no sistema de eliminatória simples com disputa de 3º e 4º lugares. A composição da chave será a seguinte:
FASE EQUIPE 1 EQUIPE 2 OBSERVAÇÃO
2ª Fase 1º grupo A x 2º grupo C Jogo 01
1º grupo D x 2º grupo B Jogo 02
1º grupo C x 2º grupo A Jogo 03
1º grupo B x 2º grupo D Jogo 04
3ª Fase Vencedor Jogo 01 x Vencedor Jogo 02 Jogo 05
Vencedor Jogo 03 x Vencedor Jogo 04 Jogo 06
4ª Fase Perdedor Jogo 05 x Perdedor Jogo 06 Decisão 3º e 4º lugar
Vencedor Jogo 05 x Vencedor Jogo 06 Decisão 1º e 2º lugar
A Classificação Final será feita da seguinte maneira:
• 1º a 4º lugares - disputa de jogo;
• 5º a 8º lugares - perdedores dos jogos da 2ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 4º lugares;
• 9º a 12º lugares - 3ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares;
• 13º a 16º lugares - 4ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares.
1ª Fase: Os concorrentes serão divididos em 05 grupos (A, B, C, D, E) disputados pelo sistema de rodízio em um turno. O sorteio para composição dos grupos será realizado em duas partes: 1ª - números 01 a 15, 2ª - números 16 a 20, ficando os mesmos assim constituídos:
GRUPOS
A B C D E
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10
11 12 13 14 15
16 17 18 19 20
Classificam-se, paraa 2ª Fase, o 1º lugar de cada grupo e 03 (três) 2º lugares por Critério Técnico.
2ª, 3ª e 4ª Fases: Eliminatória simples com disputa de 3º e 4º lugares. Os 08 classificados serão distribuídos na chave, como segue:
FASES EQUIPE 1 EQUIPE 2 OBSERVAÇÃO
2ª Fase 1º Grupo A x 2º Grupo CT (sorteio) Jogo 01
1º Grupo D x 1º Grupo E Jogo 02
1º Grupo C x 2º Grupo CT (sorteio) Jogo 03
1º Grupo B x 2º Grupo CT (sorteio) Jogo 04
3ª Fase Vencedor Jogo 01 x Vencedor Jogo 02 Jogo 05
Vencedor Jogo 03 x Vencedor Jogo 04 Jogo 06
4ª Fase Perdedor Jogo 05 x Perdedor Jogo 06 Decisão 3º e 4º lugar
Vencedor Jogo 05 x Vencedor Jogo 06 Decisão 1º e 2º lugar
Para a 2ª Fase, a Comissão Técnica evitará, dentro do possível, que equipes que disputaram a 1ª Fase, se confrontem novamente.
A Classificação Final será feita da seguinte maneira:
• 1º a 4º lugares - disputa de jogo;
• 5º a 8º lugares - perdedores dos jogos da 2ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 4º lugares;
• 9º e 10º lugares - 2ºs lugares na 1ª Fase, não classificados para a 2ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares;
• 11º a 15º lugares - 3ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares;
• 16º e 17º lugares - 4ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares.
1ª Fase: Os concorrentes serão divididos em 06 grupos (A, B, C, D, E, F) disputados pelo sistema de rodízio em um turno. O sorteio para composição dos grupos será realizado em 02 partes: 1ª - números 01 a 18, 2ª - números 19 a 24 (se necessário), ficando os mesmos assim constituídos:
GRUPOS
A B C D E F
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24
Classificam-se, para a 2ª Fase, o 1º lugar de cada grupo e 02 (dois) 2º lugares por Critério Técnico.
• 2ª, 3ª e 4ª Fases: Eliminatória simples com disputa de 3º e 4º lugares. Os 08 classificados serão distribuídos na chave, como segue:
FASES EQUIPE 1 EQUIPE 2 OBSERVAÇÃO
2ª Fase 1º Grupo A x 2º Grupo CT (sorteio) Jogo 01
1º Grupo D x 1º Grupo E Jogo 02
1º Grupo C x 1º Grupo F Jogo 03
1º Grupo B x 2º Grupo CT (sorteio) Jogo 04
3ª Fase Vencedor Jogo 01 x Vencedor Jogo 02 Jogo 05
Vencedor Jogo 03 x Vencedor Jogo 04 Jogo 06
4ª Fase Perdedor Jogo 05 x Perdedor Jogo 06 Decisão 3º e 4º lugar
Vencedor Jogo 05 x Vencedor Jogo 06 Decisão 1º e 2º lugar
Para a 2ª Fase, a Comissão Técnica evitará, dentro do possível, que equipes que disputaram a 1ª Fase, se confrontem novamente.
A Classificação Final será feita da seguinte maneira:
• 1º a 4º lugares - disputa de jogo;
• 5º a 8º lugares - perdedores dos jogos da 2ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 4º lugares;
• 9º a 12º lugares - 2ºs lugares na 1ª Fase, não classificados para a 2ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares;
• 13º a 18º lugares - 3ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares;
NÚCLEOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO/PREFEITURAS MUNICIPAIS/ESCRITORIOS REGIONAIS
• 19º a 20º lugares - 4ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares.
1ª Fase: Os concorrentes serão divididos em 07 grupos (A, B, C, D, E, F, G) disputados pelo sistema de rodízio em um turno. O sorteio para composição dos grupos será realizado em 02 partes: 1ª - números 01 a 21, 2ª - números 22 a 28 (se necessário), ficando os mesmos assim constituídos:
GRUPOS
A B C D E F G
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
Classificam-se, para a 2ª Fase, o 1º lugar de cada grupo e 01 (um) 2º lugar por Critério Técnico.
2ª e 3ª Fases: Eliminatória simples com disputa de 3º e 4º lugares. Os 08 classificados serão distribuídos na chave, como segue:
FASES EQUIPE 1 EQUIPE 2 OBSERVAÇÃO
2ª Fase 1º Grupo A x 2º Grupo CT ou 1º Grupo G Jogo 01
1º Grupo D x 1º Grupo E Jogo 02
1º Grupo C x 1º Grupo F Jogo 03
1º Grupo B x 1º Grupo G ou 2º Grupo CT Jogo 04
3ª Fase Vencedor Jogo 01 x Vencedor Jogo 02 Jogo 05
Vencedor Jogo 03 x Vencedor Jogo 04 Jogo 06
4ª Fase Perdedor Jogo 05 x Perdedor Jogo 06 Decisão 3º e 4º lugar
Vencedor Jogo 05 x Vencedor Jogo 06 Decisão 1º e 2º lugar
Para a 2ª Fase, a Comissão Técnica evitará, dentro do possível, que equipes que disputaram a 1ª Fase, se confrontem novamente.
A Classificação Final será feita da seguinte maneira:
• 1º a 4º lugares - disputa de jogo;
• 5º a 8º lugares - perdedores dos jogos da 2ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 4º lugares;
• 9º a 14º lugares - 2ºs lugares na 1ª Fase, não classificados para a 2ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares;
• 15º a 21º lugares - 3ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares;
• 22º e 23º lugares - 4ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares.
1ª Fase: Os concorrentes serão divididos em 08 grupos (A, B, C, D, E, F, G, H) disputados pelo sistema de rodízio em um turno. O sorteio para composição dos grupos será feito em 02 partes: 1ª - números 01 a 24, 2ª - números 25 a 32 (se necessário), ficando os mesmos assim constituídos:
GRUPOS
A B C D E F G H
1 2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31 32
Classificam-se, para a 2ª Fase, o 1º lugar de cada grupo.
• 2ª, 3ª e 4ª Fases: Eliminatória simples com disputa de 3º e 4º lugares. Os 08 classificados serão distribuídos na chave, como segue:
FASES EQUIPE 1 EQUIPE 2 OBSERVAÇÃO
2ª Fase 1º Grupo A x 1º Grupo H Jogo 01
1º Grupo D x 1º Grupo E Jogo 02
1º Grupo C x 1º Grupo F Jogo 03
1º Grupo B x 1º Grupo G Jogo 04
3ª Fase Vencedor Jogo 01 x Vencedor Jogo 02 Jogo 05
Vencedor Jogo 03 x Vencedor Jogo 04 Jogo 06
4ª Fase Perdedor Jogo 05 x Perdedor Jogo 06 Decisão 3º e 4º lugar
Vencedor Jogo 05 x Vencedor Jogo 06 Decisão 1º e 2º lugar
A Classificação Final será feita da seguinte maneira:
• 1º a 4º lugares - disputa de jogo;
• 5º a 8º lugares - perdedores dos jogos da 2ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 4º lugares;
• 9º a 16º lugares - 2ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares;
• 17º a 24º lugares - 3ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares;
• 25º a 32º lugares - 4ºs lugares de cada grupo na 1ª Fase, obedecendo ao critério das equipes classificadas de 1º a 8º lugares.
Troféus e medalhas mais 50% do valor arrecadado com as inscrições
Troféus e medalhas mais 30% do valor arrecadado com as inscrições
Troféus e medalhas mais 10% do valor arrecadado com as inscrições
4º colocado Troféus e medalhas mais 10% do valor arrecadado com as inscrições