Pagina di informazioni, reindirizzando al campionato a #
VAI AL CAMPIONATOLink da Transmissão:
https://www.facebook.com/Copa-SEB-Ex-Alunos-957966444381413/
- Classificam-se os 2 melhores colocados de cada grupo e os 3 melhores terceiros colocados.
- Os 3 melhores primeiros colocados passam direto para as quartas de finais no domingo.
- Os outros 10 classificados jogam oitavas de final no sábado. O chaveamento é definido por ranking, definido por colocação, pontos, saldo, etc...
Tempo dos Jogos:
- Fase de Grupos: dois tempos de 10 minutos.
- Oitavas de Final: dois tempos de 12 minutos.
- Quartas, Semi e Final: dois tempos de 15 minutos.
- Disputa de Terceiro Lugar: dois tempos de 10 minutos.
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
CAPÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS
Art. 1º – A IV COPASEB DE EX-ALUNOS - FUTSAL é uma competição realizada pela COMISSÃO ORGANIZADORA DOS EX-ALUNOS das Escolas INEI, COC e SEB, em parceria com a ESCOLA SEB MACEIÓ e empresas patrocinadoras, e será realizada nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2019 (sexta, sábado e domingo).
Art. 2º – A competição de Futsal será regida em conformidade com o presente regulamento e pelas regras oficiais em vigor no país, da Confederação Brasileira de Futebol de Salão - CBFS.
Art. 3º - A IV COPASEB DE EX-ALUNOS - FUTSAL tem por finalidade criar um vínculo maior entre os ex-alunos, familiares e amigos com a instituição de ensino, através do campeonato de futsal, estimulando com a prática do esporte, o congraçamento e integração dos ex-alunos de varias gerações.
CAPÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
Art. 4º - Nesta competição serão reconhecidos os seguintes poderes:
a) Comissão Organizadora;
b) Comissão Disciplinar; e,
c) Colegiado de Representantes.
Art. 5º - A “COMISSÃO ORGANIZADORA”, responsável pela organização do evento e cumprimento do presente regulamento, será formada por 06 (seis) representantes dos ex-alunos e 01 (um) representante da ESCOLA SEB MACEIÓ;
I - Representantes dos ex-alunos: Eduardo Marinho (2001); Diogo Nobre (2004); Richard Gaia (2005); Rafael Dias (2007); Mario Dias (2008); e, Rodolfo Torres (2009).
II – Representante da escola: Tiago Caldas (Coordenador de Esportes).
Art. 6º - A Comissão Disciplinar será composta por 03 (três) integrantes escolhidos dentre os membros da Comissão Organizadora, 04 (quatro) representantes escolhidos pelo “Colegiado de Representantes”.
Art. 7º – As decisões da Comissão Disciplinar estão sujeitas à apreciação, em grau de recurso, pela Comissão Organizadora, que irá decidir de imediato, e, se julgar necessário, convocará o Colegiado de Representantes.
Art. 8º - O Colegiado de Representantes será composto por um representante de cada time inscrito, indicado pelos respectivos integrantes dos times.
Art. 9º - Os casos omissos no regulamento, ou que venham a gerar dúvidas, serão resolvidos pela Comissão Organizadora, que sempre que entender necessário poderá consultar o “Colegiado de representantes”.
Art. 10 - As deliberações da Comissão Organizadora, Comissão Disciplinar e do Colegiado de Representantes não contará com a participação dos integrantes dos times envolvidos.
CAPÍTULO III - DA PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPES E ATLETAS
Art. 11 - A inscrição ficará a cargo de cada equipe, e deverá ser realizada entre os dias 22 de março e 06 de abril de 2019, junto à Comissão Organizadora, mediante o (i) preenchimento da “Ficha de Inscrição”, previamente disponibilizada; e, (ii) da apresentação do comprovante de depósito da taxa de inscrição da IV COPASEB DE EX-ALUNOS - FUTSAL, que será de R$ 50,00 (cinquenta reais), por cada atleta inscrito na equipe.
Paragrafo Único - No ato da inscrição, as equipes deverão ser nomeadas pelo seu ano, seguido de letra no caso de haver mais de uma equipe do mesmo ano.
Art. 12 - A equipe deverá inscrever no mínimo 05 (cinco) e no máximo 15 (quinze) atletas, que deverão preencher os seguintes requisitos:
a) Ser formada por ex-alunos (INEI/COC/SEB), levando em consideração o ano de conclusão da turma;
b) Ter o ex-aluno cursado pelo menos:
I - 01 (um) ano letivo completo no ensino médio (1º ao 3º ano), e/ou
II – 02 (dois) anos letivos completos no ensino fundamental (5ª a 9ª ano); e/ou
III – 05 (cinco) anos letivos completos, seguidos ou intercalados.
§ 1º - Caso o ex-aluno tenha repetido o ano, ele poderá optar por jogar na equipe pela qual concluiu o ensino médio ou pela equipe que deveria ter concluído;
§ 2º - Não será permitido que ex-alunos com ano de conclusão diferente componham a mesma equipe, salvo nos casos em que determinado ano não consiga número suficiente para compor uma equipe autônoma, ou nos casos em que a equipe tenha atingindo o número máximo de atletas inscritos, podendo, nestes caso, o ex-aluno compor uma outra equipe, sujeitando-se, contudo, à aprovação prévia da Comissão Organizadora;
§ 3º - O ex-aluno que tenha disputado o TORNEIO SELETIVO (PRÉ-COPA) por uma equipe não poderá disputar a IV COPASEB DE EX ALUNOS por outra equipe (Não Aplicável).
Art. 13 - A equipe que jogar com atletas irregulares será julgada pela Comissão Disciplinar e poderá perder pontos, ser desclassificada ou sofrer outra punição que a Comissão julgar pertinente.
Art. 14 – É obrigatório a apresentação de um documento com foto, antes do início do campeonato, que será verificado pela Comissão Organizadora e Comissão de Arbitragem.
§ 1º - Terão o direito de permanecer no banco de reservas o técnico e os jogadores reservas devidamente uniformizados e identificados.
§ 2º - Ao efetuarem a inscrição os atletas concordam e autorizam com a eventual utilização de sua imagem em divulgações efetuadas através da internet ou outros meios de comunicação, pela competição e seus patrocinadores, em especial pela instituição de ensino SEB.
Art. 15 – Caso alguma das equipes que estejam pré-inscritas para IV COPASEB DE EX ALUNOS, não efetuem a inscrição no momento oportuno, a vaga será destinada à equipe melhor classificada, seguindo a ordem de classificação do TORNEIO SELETIVO (PRÉ-COPA) (Não Aplicável)..
CAPÍTULO IV – DO SISTEMA DE DISPUTA
Art. 16 – A IV COPASEB DE EX ALUNOS, será disputada por 20 (vinte) equipes, através das seguintes fases:
a) 1ª Fase - Grupos;
b) 2ª Fase - Oitavas de Final;
c) 3ª Fase - Quartas de Final;
d) 4ª Fase - Semifinal;
e) 5ª Fase - Final.
Art. 17 – Na fase de grupos as equipes serão divididas através de sorteio em 05 (cinco) grupos com 04 (quatro) integrantes em cada.
Parágrafo único – O sorteio dos Grupos e ordem dos jogos será realizado no Congresso de Abertura, através sorteio levando em consideração o ranking das edições anteriores.
Art. 18 – Na primeira fase se classificam as 02 (duas) equipes com as melhores campanhas em cada grupo para a disputa das quartas de finais.
Art. 19 – Estarão classificadas também as 03 (três) equipes melhores classificadas em terceiro lugar nos seus respectivos grupos.
Paragrafo Único – As equipes que ficarem em ultimo lugar nos seus respectivos grupos poderão jogar o TORNEIO SELETIVO (PRÉ-COPA) na edição seguinte, caso haja necessidade.
Art. 20 – Estarão classificadas diretamente para as quartas de final, a realizar-se no domingo, as 03 (três) equipes melhores classificadas em primeiro lugar nos seus respectivos grupo.
Art. 21 – As demais 10 (dez) equipes classificadas disputarão a classificação para as quartas de final em jogos eliminatórios ainda no sábado.
Art. 22 – As pontuações adotadas serão:
a) Vitória = 03 pontos;
b) Empate = 01 ponto;
c) Derrota = 00 ponto;
Art. 23 – Em caso de empate em pontos ganhos, entre duas ou mais equipes, serão considerados os critérios de desempate abaixo elencados, na ordem em que se encontra:
I – Maior número de pontos (NP);
II – Maior número de vitórias (NV);
III – Confronto direto (CD);
IV – Melhor saldo de gols (SG);
V – Maior número de gols marcado (GM);
VI – Equipe mais disciplinada (peso: amarelo 01; vermelho 03);
VII – Sorteio.
Art. 24 – Na fase de Grupos, cada partida terá á duração de 20 (vinte) minutos, divididos em dois tempos de 10 (dez) minutos, com intervalo de 02 (dois) minutos, para inversão dos lados.
Parágrafo único - Será observada a tolerância de 10 (dez) minutos de atraso apenas e tão somente para o início do primeiro jogo do dia, ressaltando que os horários divulgados na Tabela da competição são meras expectativas sendo de responsabilidade de cada equipe acompanhar o andamento dos jogos, podendo haver atrasos e antecipações na realização dos jogos.
Art. 25 – Na fase de Oitavas de final, cada partida terá á duração de 24 (vinte e quatro) minutos, divididos em dois tempos de 12 (doze) minutos, com intervalo de 02 (dois) minutos.
Art. 26 – Nas fases finais (quartas, semifinais e final), cada partida terá á duração 30 (trinta) minutos, divididos em dois tempos de 15 (quinze) minutos, com intervalo de (02) minutos.
§ 1º - Na disputa entre 3º e 4º colocados, a partida terá duração de 20 (vinte) minutos, divididos em dois tempos de 10 (dez) minutos, com intervalo de (02) minutos.
§ 2º - Em caso de empate a decisão da vaga far-se-á por cobranças de 03 (três) pênaltis alternados ou até que se apure o vencedor.
Art. 27 – A determinação do início dá partida, bem como o W.O. (WalkOver), será sempre do árbitro da partida e nenhum jogo poderá ser iniciado se uma das equipes estiver com menos de 03 (três) atletas, considerando-se para equipe declarada vencedora o placar de 1x0.
§ 1º - A equipe que perder por W.O. estará desclassificada /eliminada da competição e perderá automaticamente a prioridade para participação na COPA SEB EX-ALUNOS no ano subsequente, e estando sujeita a julgamento, podendo ser punida inclusive, a depender do caso, com a exclusão de futuras competições;
§ 2º - Caso o W.O aconteça na fase de grupos, todos os placares anteriores e futuros serão revertidos e considerados 1x0 para equipe adversária.
Art. 28 – As substituições são ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de paralisação do jogo, devendo ser efetuadas (entrada e saída) pela área delimitada para a substituição.
CAPÍTULO V – DOS UNIFORMES
Art. 25 – Cada equipe deverá se apresentar obrigatoriamente com 01 (um) uniforme, compostos por camisa com manga/short/meia padronizadas da mesma cor e tênis apropriado para prática de futebol de salão, sob pena de ser aplicado W.O.
Parágrafo único – Não será permitido a utilização de uniformes ou qualquer material contendo patrocínios de outras instituições de ensino; políticos; religiosos; e/ou bebidas alcoólicas.
Art. 26 - Em caso de choque de cores nos uniformes que venham a confundir ou atrapalhar o desenvolvimento da partida, serão fornecidos coletes dupla face pela organização, definido por sorteio a equipe que irá utilizar.
CAPÍTULO VI – DA DISCIPLINA E PENALIDADES
Art. 27 – Sujeitar-se-á ao cumprimento de suspensão automática e, consequentemente, estará impossibilitado de participar na(s) partida(s) subsequente(s) o atleta que, na mesma competição, receber:
a) 01 (um) cartão vermelho (expulsão), ou,
b) 03 (três) cartões amarelos (advertência).
Art. 28 - Para fins de quantificação dos cartões amarelos, será observado o que segue:
a) Ao atingir 03 (três) cartões amarelos, o atleta deverá cumprir a correspondente suspensão automática, ainda que o faça na fase seguinte;
b) A série incompleta de três cartões amarelos não será considerada nem levada para a fase semifinal da competição, mantendo-se, para fins de cumprimento de suspensão automática e/ou de gradação, as séries já completadas, exceto para os casos de indisciplina grave, julgados pela comissão disciplinar;
c) A suspensão automática decorrente de aplicação de cartão vermelho, seja em que fase for, obrigatoriamente, deverá ser cumprida em partida subsequente;
d) O atleta que tomar 02 (dois) cartões amarelos no mesmo jogo e consequentemente o vermelho, será expulso, não devendo ser computado o segundo cartão amarelo para o cálculo previsto no artigo 30.
Art. 29 - Os efeitos dos cartões recebidos e o cumprimento da suspensão automática independem de comunicação ou notificação oficial da Comissão Organizadora, sendo seu controle de responsabilidade exclusiva das equipes disputantes da competição.
Art. 30 - Se o mesmo atleta, em determinado momento da competição, simultaneamente, acumular 03 (três) cartões amarelos e mais 01 (um) vermelho, cumprirá, automaticamente, a suspensão por quantidade igual à somatória das partidas decorrentes das séries de cada tipologia de cartões.
Art. 31 - A Comissão Disciplinar não terá tolerância em qualquer caso que fuja a normalidade de uma competição sadia, seja ela pertinente aos times, aos jogadores ou às torcidas envolvidas.
§ 1º - A fim de zelar pela continuidade da COPA e pelo patrimônio da escola, após o devido julgamento, poderá ser eliminado da competição e do local, qualquer atleta, equipe e/ou sua respectiva torcida que extrapole os limites da normalidade.
§ 2º – Sem prejuízo as punições disciplinares, nos casos de dano ao patrimônio da escola e/ou da competição, a equipe a qual esteja vinculado o atleta e/ou torcedor será responsável realizar o ressarcimento pelo(s) dano(s) causado(s) no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após apresentação do orçamento.
§ 3º – Em casos específicos e condicionados ao deferimento por parte da comissão, a penalidade aplicada poderá ser substituída pela doação de cestas básicas a entidade carente indicada pela comissão.
CAPÍTULO VII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 32 – Será utilizada de forma subsidiaria, sempre que necessário, as regras oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).
Art. 33 – A Comissão Organizadora e a arbitragem decidirão sobre a suspensão, interrupção ou adiamento de uma partida por motivos de força maior.
Art. 34 – Os casos omissos ao regulamento, ou que venham a gerar dúvidas, serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Maceió/AL, 22 de março de 2019
Comissão Organizadora da IV COPASEB DE EX-ALUNOS
Troféu Campeão
Medalha de Ouro
30 litros Cerveja Duerre
Troféu Vice Campeão
Medalha de Prata
20 litros Cerveja Duerre
Troféu Terceiro Lugar
Medalha de Bronze
10 litros Cerveja Duerre
Troféu Terceiro Lugar
Medalha de Bronze
Cerveja (a definir)
2007
2013
2011
2008
2018
2005-B
2006
2017
2004
2002
2010
2015-A
2016
2012
2009
2003
2000/2001
2014
2015-B
2005-A